!["Iniciativa garante o direito à segurança e à defesa pessoal", diz Cláudio Cajado, o relator](https://img.claudemirpereira.com.br/2014/12/armas-cajado.jpg)
Definitivamente, este é o típico sobrenome que, respeitosamente, faz sentido ao homem. Cláudio Cajado é relator de um projeto que, se aprovado (e isso não é impossível), acaba com qualquer proposta de desarmamento. Mais que isso, permite que todo mundo se arme. E muito.
Estará o editor “bobageando”? Bueno, então confira o material originalmente publicado no portal Congresso em Foco. A reportagem é de Fábio Gois, com foto de Gustavo Lima, da Agência Câmara de Notícias. A seguir:
“Câmara pode liberar até nove armas por pessoa…
…Um grupo de deputados se movimenta para aprovar, nos próximos dias, o Projeto de Lei 3722/2012, que modifica o Estatuto do Desarmamento (LEI Nº 10.826/2003). Em resumo, o texto permite a posse de armas em casa, no local de trabalho (se for dono do estabelecimento) ou em propriedades rurais, aumentando o número de armas e munições por cidadão. A matéria será discutida nesta terça-feira (2), na comissão especial instalada na Câmara com o objetivo exclusivo de votá-la. Membros do colegiado querem aprová-la até o fim do ano, uma vez que a comissão será extinta com o início da nova legislatura, em fevereiro. Não há deliberação parlamentar durante o recesso de janeiro.
O PROJETO estabelece normas para compra, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, definindo penas para eventuais violações das regras. Entre os pontos polêmicos da proposta está o que garante ao cidadão, sob certas condições, o direito de adquirir e portar na rua até nove armas de fogo. O texto também aumenta o número de munição para portadores de armamento: de 50 balas por ano para 50 balas por mês. A proposta enfrenta resistência do governo, que prefere manter as diretrizes da atual legislação.
De autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), o projeto passou pela primeira audiência pública da comissão na última quarta-feira (26). E já pode ter seu relatório final encaminhado ao plenário daqui uma semana, tão logo seja realizada a segunda audiência, prevista para amanhã (quarta, 3). O relator, Cláudio Cajado (DEM-BA), chegou a apresentar uma nova versão para o projeto em outubro de 2013. Mas a discussão acabou ficando para este ano. E, se depender da comissão especial, desta vez será aprovado. O deputado trabalha em novo parecer.
Procurado pela reportagem, Cajado preferiu não adiantar o teor de seu relatório. Por meio de sua assessoria, disse que aproveitará as duas reuniões desta semana para nortear seu parecer. Mas ele comentou o assunto, na última sexta-feira (28) em seu perfil no Facebook. “A discussão…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
O editor está "bobageando" porque tem muita água para passar debaixo da ponte. Se quiser fazer um blog só com projetos pérola do legislativo, material não vai faltar.