LUNETA ELETRÔNICA. Inflação na cidade, leilão do parque náutico, ERS 511, ‘Decapitados’, Editora UFSM
* O Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia da Unifra divulgou nesta quinta mais um Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria.
* Conforme o levantamento, os preços cresceram, nos primeiros 11 meses do ano, 6,19% em SM. Já no mês passado a inflação chegou a 0,47%.
* De acordo com o boletim, em novembro, o grupo que mais contribuiu para a elevação de preços, no mê passado, foi o de Educação.
* Os bens e serviços desse grupo contribuiu com uma alta de 2,09%, com destaque para o valor do crédito de curso superior (+6,3%). Se você quiser conferir todo o Boletim e o desempenho de cada grupo, por exemplo, basta clicar AQUI.
* Em sessão que avançou pela noite, os vereadores de Santa Maria apreciaram a proposta de Orçamento Municipal para 2015, com receitas (e despesas) de R$ 620 milhões.
* Os edis, antes disso, aprovaram, por exemplo o projeto de lei da Prefeitura, que autoriza o município a participar de leilão para aquisição da área do antigo Parque Náutico do Clube Comercial, até o limite de R$ 690 mil.
* Aliás, a Prefeitura, se for o caso, até poderá oferecer mais (está autorizada), mas precisará retornar ao Legislativo, para obter a chancela do novo valor, se for o caso.
* Um dos vereadores, o petista e líder da oposição Luciano Guerra, emitiu nota a respeito, dizendo que votou a favor, mas com ressalvas. Sua ideia inicial, disse, era votar contra, pois a Prefeitura “sempre alega não ter recursos para manutenção de estradas, ruas e praças”.
* A superintendência do DAER em Santa Maria informa que que a sinalização horizontal da ERS-511, conhecida com Estrada Norberto Kipper, inicia neste mês.
* O trabalho prosseguirá em janeiro e fevereiro do próximo ano e será realizada nos segmentos que receberam recentemente reperfilagem através do contrato de Conserva Rotineira. Além da ERS-511, a programação contempla a sinalização da ERS-149, VRS 804 e VRS 805.
* A superintendência do DAER diz também que a sinalização vertical, incluindo placas de velocidade máxima permitida, já está presente na Estrada Norberto Kipper.
* Um dos mais premiados escritores com presença na comuna está lançando nova obra. Leonardo Brasiliense está chegando com o livro “Decapitados” (imagem ao lado), que terá sessão de autógrafos neste sábado, a partir das 10 e meia da manhã, na Athena Livraria e Café.
* A Editora UFSM lançou, na tarde de quarta-feira, a Revista Estilo Editorial e também lançou as primeiras publicações no formato E-book.
* Segundo o Diretor da Editora UFSM, professor Daniel Arruda Coronel, “a revista Estilo Editorial é uma nova proposta de comunicação, a qual terá como foco as ações da Editora ao longo do ano e artigos e pesquisas temáticas na área de gestão e desafios do mercado editorial.”
* No material, poderão ser conferidas, por exemplo, entre outros temas, a história da Editora, sua estrutura e os seus objetivos atuais e depoimentos de autores e funcionários.
Concordo com a autorização e a aquisição do parque por um único motivo: O atual prefeito de Santa Maria só tem mais dois anos de mandato. Porque se dependesse da atual administração esse parque náutico teria o mesmo fim das praças da cidade ou da construção do Parque Municipal Vicente Palotti que até hoje está no papel.
Quanto aos gastos, na minha opinião, desapropriar o prédio da Kiss é um investimento para que o local seja utilizado em beneficio da comunidade e para lembrarmos de nossas feridas, para que tragédias como essa nçao ocorram mais.
Para mim gastos desnecessários foram feitos compra do prédio da SUCV, na compra de um novo carro pelo prefeito municipal ou os gastos feitos pelo secretário Tubias Calil quando disse estar trazendo para Santa Maria o "asfalto invisível" que prometia acabar com o barro e a poeira nas estradas do interior.
O dinheiro na compra do produto foi gasto, o "asfalto invisível" foi utilizado e as estradas do interior continuam do mesmo jeito. Assim não sobra dinheiro.
Luciano Guerra não foi autor da moção para desapropriação do prédio da Kiss? Assim não sobra dinheiro.