NOVAS VIAS. Um aplicativo, nascido na UFSM, para compartilhar o conhecimento. E é possível? Saiba mais
A iniciativa é de três estudantes de pós-graduação da UFSM, em conjunto com uma empresa “incubada” na instituição. A ideia é… Bem, melhor você mesmo conferir, no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da instituição. O texto é de Sabrina Cáceres. A seguir:
“ROOM: um aplicativo educativo e cultural
ROOM é um aplicativo para smartphone (APP) que utiliza a geolocalização para compartilhar conhecimento. Lançado em setembro deste ano, o projeto foi idealizado no início de 2013 pelos irmãos Maurício Orellana Gonçalves e Carlos Alberto Orellana Gonçalves, egressos da Universidade Federal de Santa Maria, respectivamente, nas áreas de Design e da Comunicação Social. Os dois convidaram amigos – estudantes, pesquisadores e professores da UFSM – para implementar esta proposta.
O aplicativo foi produzido por profissionais de Ciências da Computação da empresa Delivery Much, que integra a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM). A proposta é destinada a quem busca novas formas de compartilhamento de informações e conhecimento. A equipe diretiva e administrativa do ROOM é composta por acadêmicos da pós-graduação e graduação da Instituição e a administrativa conta ainda com a assessoria de professores e técnicos da UFSM. O aplicativo é gratuito e está disponível para download nos sistemas Android e iOS, e atualmente (passados três meses do lançamento) alcança a marca de 500 downloads.
O ROOM funciona da seguinte maneira: ele mapeia os pares científicos (pesquisadores, professores e estudantes) próximos ao perfil logado, possibilita o contato para a troca ou venda de livros ou outros materiais educativos. Também é possível divulgar serviços de aula particular ou de escolas e cursos, facilitando o contato com professores próximos geograficamente e com pesquisadores da mesma área e interesse científicos.
Além disso, o APP estabelece um sistema de qualificação dos perfis, pelo nível acadêmico e pelas indicações positivas dadas pelos próprios usuários, permitindo a busca pelos “mais qualificados”. O ROOM ainda possibilita a localização de museus, bibliotecas e universidades.
A iniciativa surgiu pelo fato de a equipe compreender que a educação está em processo de transformação, com o aprendizado ocorre cada vez mais virtualmente e a cultura assume papel fundamental na formação profissional. “A proposta do aplicativo vem ao encontro dessa tendência, pois acreditamos que aprender não tem fim”, declara a diretora de Comunicação do ROOM, Patrícia Franck Pichler…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Infelizmente, o doutorando CARLOS ALBERTO ORELLANA GONCALVES, faleceu dia 28/04/2019. Condolências À família.