VEÍCULOS. Mesmo com redução, mercado de carros novos ainda é pra lá de significativo em Santa Maria
Em outubro do ano passado, as revendas de Santa Maria comercializaram e emplacaram, segundo o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), 666 carros “zero quilômetro”, entre automóveis e comerciais leves. Em novembro, foram 550 unidades, ou 17% menos. Ainda assim, em 2013, já haviam sido vendidos 6.062 unidades novas.
O cenário, agora, não há dúvida, é diferente. Em outubro deste ano foram 558 e, no mês passado, novembro, 513. Contando os dois meses, e comparando com igual período do ano passado, a redução alcança cerca de 9 %. Convenhamos, é significativo. Mas nada desesperador. Pelo contrário. O mercado local de carros “Zero” está acima da média nacional e já alcança, em 11 meses computados, exatos 5.486 unidades emplacadas, conforme o Renavam. Um comportamento linear, que mostra a redução de 9% também no acumulado do ano.
Um fator, porém, pode contribuir para uma recuperação significativa agora, em dezembro. Afora ser um mês naturalmente “vendedor”, também há a certeza de que a redução de IPI, hoje existente na maior parte dos veículos, não sobreviverá a janeiro, com o que muita gente tende a antecipar a sua compra. É possível supor, portanto, que o número total de “zero quilômetro” emplacados em 2014 supere, quem sabe até com alguma facilidade, as 6 mil unidades.
Longe está de ser uma maravilha. Mas, nas revendas locais, o clima é de otimismo. Numas mais que nas outras, claro, como você pode ver pelas imagens que ilustram esta página, e que trazem, inclusive por marca, os dados oficiais do renavam com o total de emplacamentos do acumulado do ano e também o do mês passado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.