Sem categoria

CHARLIE HEBDO. Edição histórica já está esgotada

POR MAIQUEL ROSAURO

A edição histórica da publicação francesa Charlie Hebdo, lançada uma semana após os atentados em Paris, já está esgotada nas bancas. A esperança é de que mais exemplares sejam disponibilizados amanhã. Confira na matéria do jornal português Público.

“Charlie Hebdo esgotado. Talvez amanhã”

Uma semana depois do atentado sobre a sua redacção, nunca o Charlie Hebdo esteve tão vivo. Em poucas horas os 27 mil pontos de venda em França ficaram sem qualquer exemplar do jornal satírico. A forte procura levou o distribuidor a aumentar a tiragem para cinco milhões de exemplares.

A edição número 1179 do Charlie Hebdo chegou às bancas esta quarta-feira, precisamente uma semana depois do ataque de dois fundamentalistas islamitas que matou 9 membros da redacção. Tudo nesta edição é histórico e são muitos os franceses que querem guardar o jornal.

Pelas 8 horas (7h em Portugal continental) já eram várias as bancas sem exemplares para decepção de muitos clientes, como constataram os jornalistas da AFP e do Le Figaro. Na estação de Auber, no centro de Paris, o Charlie Hebdo aguentou dez minutos no quiosque de Sarah. “Talvez amanhã…”, lê-se num cartaz afixado.

Num quiosque em frente à estação às 6h35 ainda não tinha chegado nenhum dos 75 exemplares, mas o vendedor não estava preocupado. De qualquer forma seriam poucos os que poderia vender esta manhã. “As pessoas reservaram o seu número com antecedência, tenho 70 encomendas”, explicou ao Le Monde.

Foram impressos três milhões de exemplares do Charlie Hebdo, mas independentemente das quantidades presentes nos quiosques franceses, a resposta parece ser sempre a mesma. “É incrível, tinha uma fila de 60, 70 pessoas à frente da loja quando abri. Nunca vi algo assim, os meus 450 exemplares esgotaram-se em 15 minutos”, contou à AFP uma vendedora.

A procura sem precedentes levou a distribuidora a anunciar esta manhã que vão ser impressos mais dois milhões de exemplares.

A capa do semanário foi revelada no início da semana. Uma caricatura do profeta Maomé, sobre fundo verde, com uma lágrima no olho e a segurar um cartaz com o lema das manifestações de solidariedade para com o jornal – “Je suis Charlie”. Em cima pode ler-se “Tudo está perdoado”.

O profeta do Islão é caricaturado apenas na capa, mas no interior da edição há vários desenhos de extremistas. Num dos cartoons, dois terroristas chegam ao paraíso e perguntam pelas 70 virgens, enquanto os cartoonistas mortos do jornal se envolvem numa orgia, descreve o correspondente da BBC em Paris, Hugh Schofield.

CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo