“…Cheguei ao posto de saúde indicado com meu cartão do SUS e uma pergunta a fazer: como faço para ser atendido por um clínico geral? Nas paredes do posto, já dizia um cartaz: Marcação de consultas: “Clínico Geral, terças-feiras”. Perguntei para uma pessoa no setor de informações qual o horário da marcação. “Tem que vir cedinho, 5h30, 6h da manhã já tem fila. Já tem carteirinha do posto?”. Não tinha e fui fazer. É um documento simples, xerocado, com nome, endereço do posto e uma cartela de marcação de consultas. Vale por um ano e precisa do cartão do SUS e qualquer comprovante de residência para ser feito – é a forma de comprovar que você mora no lugar que, de fato, é atendido por aquela unidade de saúde. Aproveitei também pra pegar o cartão novo do SUS, que necessita de RG e CPF para ser feito (mais informações sobre ele aqui).
Na terça seguinte, acordei cedinho da manhã e fui ao posto. Cheguei próximo das 6h e já tinha uma fila com cerca de 30 pessoas. Muitas em pé, algumas sentadas em cadeiras de praia, outras tomando chimarrão – apesar do calor de janeiro que já fazia aquela hora…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Viagem ao SUS do lado de casa”, de Leonardo Foletto. Ele é jornalista (Universidade Federal de Santa Maria, 2007), mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2009) e doutorando em Comunicação e Informação (UFRGS), onde pesquisa a cultura hacker.
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