CidadaniaSaúde

E FUNCIONOU? Leonardo Foletto e como é fazer ‘check-up’ pelo criticado ‘Sistema Único de Saúde’

“…Cheguei ao posto de saúde indicado com meu cartão do SUS e uma pergunta a fazer: como faço para ser atendido por um clínico geral? Nas paredes do posto, já dizia um cartaz: Marcação de consultas: “Clínico Geral, terças-feiras”. Perguntei para uma pessoa no setor de informações qual o horário da marcação. “Tem que vir cedinho, 5h30, 6h da manhã já tem fila. Já tem carteirinha do posto?”. Não tinha e fui fazer. É um documento simples, xerocado, com nome, endereço do posto e uma cartela de marcação de consultas. Vale por um ano e precisa do cartão do SUS e qualquer comprovante de residência para ser feito – é a forma de comprovar que você mora no lugar que, de fato, é atendido por aquela unidade de saúde. Aproveitei também pra pegar o cartão novo do SUS, que necessita de RG e CPF para ser feito (mais informações sobre ele aqui).

Na terça seguinte, acordei cedinho da manhã e fui ao posto. Cheguei próximo das 6h e já tinha uma fila com cerca de 30 pessoas. Muitas em pé, algumas sentadas em cadeiras de praia, outras tomando chimarrão – apesar do calor de janeiro que já fazia aquela hora…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “Viagem ao SUS do lado de casa”, de Leonardo Foletto. Ele é jornalista (Universidade Federal de Santa Maria, 2007), mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2009) e doutorando em Comunicação e Informação (UFRGS), onde pesquisa a cultura hacker.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo