PrefeituraSaúdeUFSM

SAÚDE. Acadêmicos da UFSM criam ferramenta que auxilia no combate à dengue. Prefeitura vai adotar

Os estudantes apresentaram seu trabalho no Instituto de Planejamento: ferramenta aprovada
Os estudantes apresentaram seu trabalho no Instituto de Planejamento: ferramenta aprovada

A apresentação se deu na última sexta, ao Instituto de Planejamento. Foi informada pela Prefeitura só nesta terça. Mas o que importa, embora pudesse ter repercussão maior, claro, por sua importância, é o conteúdo. Qual? O trabalho realizado por alunos do curso de Tecnólogo em Geoprocessamento da UFSM, Jonatas Aimom e Matheus Zigler, que pode ajudar bastante o trabalho de combate à dengue.

Mas, que proposta é essa, como funciona e que já deve ser posto em prática neste mês? Confira no material liberado pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto e a foto são de Natalia Apoitia. A seguir:

Parceria entre acadêmicos da UFSM e Iplan promove ferramenta no combate à dengue

A preocupação com a saúde da comunidade deve atingir todas as camadas e setores da cidade. Á exemplo disso, os acadêmicos do curso Tecnólogo em Geoprocessamento da UFSM Jonatas Aimon e Matheus Ziegler, desenvolveram uma proposta de Plano de Contingência – projeto que auxilia no controle de focos do mosquito da Dengue através da Geotecnologia. A execução do Plano visa facilitar o trabalho realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde (VAS). A apresentação da proposta aconteceu na quinta-feira (28) e foi promovida pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN).

O projeto consiste no mapeamento das informações já existentes e a delimitação das zonas suscetíveis na cidade, com base em um software livre para estruturar o compilado de todas as informações coletadas. Tal processo viabiliza a execução da plataforma digital, além de facilitar a procura dos pontos onde o mosquito se instala. O georreferenciamento tornaria mais efetiva a busca de informações e o gerenciamento das inspeções que a Vigilância executa semanalmente…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo