Anuncia-se para esta quarta-feira, uma reunião em Santa Maria. Não se sabe de seus participantes, se apenas do PMDB ou também com a presença dos partidos aliados que ajudaram a eleger o governador José Ivo Sartori. Se forem todos, pelo menos PP, PDT, PSDB e PSB estarão presentes, para tratar da questão dos Cargos de Confiança do governo do Estado em Santa Maria.
Os partidos estão indóceis. Inclusive por haver muitos interessados nas cerca de duas dezenas de funções disponíveis na cidade e, ao mesmo tempo, a indefinição campear. Não se sabe, por exemplo, até que ponto vai a influência partidária nessas escolhas. Um caso, entre tantos, é o de Coordenador Regional de Agricultura? O PP do secretário Ernani Polo ou… Outro é a Coordenadoria de Educação, cujo secretário é Vieira da Cunha, do PDT. E assim ocorre por várias outras sucursais de orgãos do Estado.
De outro lado, a política de austeridade, que levou o governador a decretar moratória de seis meses pode ser também um complicador. Afinal, não pagará as contas por seis meses e nomeará os CCs imediatamente? Em princípio, uma coisa nada tem a ver com outra. No entanto, no imaginário sempre se dará arma aos adversários politicos.
O certo, certo meeeeesmo, é que com CC ou sem CC o trabalho deve ser feito. E várias repartições seguem normalmente, embora a inexistência de chefes, como mostra material publicado no final de semana pelo jornal A Razão. Vale conferir a reportagem de Marcos Fonseca (texto) e Carolina Reichert (foto). A seguir:
“Sem chefes e sem folga no feriadão de Ano Novo…
…As coordenadorias regionais do governo do Estado em Santa Maria estão sem titulares. Os responsáveis foram exonerados no dia 31 pelo ex-governador Tarso Genro (PT). A previsão é que até o final de janeiro os novos coordenadores estejam definidos pela cúpula de José Ivo Sartori (PMDB).
Apesar de muitos órgãos públicos terem feito feriadão no Ano Novo, nas sedes das coordenadorias regionais de Educação, Saúde e Obras, por exemplo, a sexta-feira foi de trabalho. O motivo foi a transição de governo. Acontece que Tarso não decretou ponto facultativo nas coordenadorias antes de deixar o cargo, na última quarta-feira. Já Sartori, que assumiu o Palácio Piratini no dia seguinte, não teve tempo para estabelecer um feriadão para os servidores.
Na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), os servidores fizeram uma escala de plantão na sexta-feira para que alguns pudessem ter folga. Para ajudar os colegas, a ex-coordenadora regional adjunta, Marian Moro, deixou de fazer feriadão. Ela deixou o cargo, que era indicação do governo do PT, na quarta-feira. Mesmo assim, foi até a sede da 4ª CRS na sexta-feira. “Vim dar uma mão. A gente tem responsabilidade”, justificou Marian.
Na 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), os servidores também trabalharam na sexta-feira. O órgão, que abrange 23 municípios da região central do Estado, está sob o comando de uma equipe formada por 10 dos mais antigos servidores. O mesmo acontece nas demais repartições do governo estadual em Santa Maria, até que se definam os novos chefes.
Luiz Carlos Toniollo, um dos mais antigos funcionários da 8ª CRE, explica que divide a tarefa de assinar documentos com o professor Volnês Gamarra. Ele garante que, mesmo sem um titular, a coordenadoria mantém os trabalhos normalmente, inclusive cumprindo expediente.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.