CidadaniaCongressoMinistério PúblicoPolítica

‘CASO HSBC’. Deputado vê possível maior escândalo de corrupção do planeta. E o Brasil está incluído nele

Pimenta: pedindo a presença do Ministério Público Federal. Que confirmou investigação
Pimenta: pedindo a presença do Ministério Público Federal. Que confirmou investigação

A Procuradoria Geral da República diz que a decisão foi tomada “independentemente” da solicitação do deputado Paulo Pimenta. É possível. Mas ela só foi ANUNCIADA depooois que o parlamentar petista se manifestou oficialmente junto à PGR e após contundente entrevista concedida por ele ao portal RBA.

O fato é que o escândalo das contas secretas na agência do bancão HSBC em Genebra, na Suiça, e que agora pode ficar na mira da PGR, envolveria muitos tubarões brasileiros que hoje se escondem no anonimato. E com a cumplicidade da mídia tradicional, que se recusa a dar o mesmo tratamento oferecido a outros escândalos nativos.

O editor confessa que não chega a se surpreender. Afinal, se for divulgado fato semelhante ao da Argentina (a mídia monopolista de lá tem continhas suíças já tornadas públicas), muita gente boa que posa de boa moça pode entrar pelo cano da opinião pública.

Pimenta se refere ao “Suiçalão”, apelido recebido pelo caso, como aquele que pode ser o maior escândalo de corrupção do planeta. A colocar no chinelo (e isso quem diz é o editor) qualquer outra coisa sequer parecida. O deputado (que também é jornalista) fala com muita consistência a respeito, no material publicado pela RBA, como você pode conferir na reportagem assinada por Hylda Cavalcanti – que traz também os próximos passos a ser dados por Pimenta, a respeito do caso. A foto é do Feicebuqui:

ESCÂNDALO – Pimenta: ‘Caso HSBC pode ser maior esquema já detectado de corrupção do mundo’

Foi na terceira semana de janeiro que o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – parlamentar que inicia seu terceiro mandato, mas não deixou de lado o hábito de jornalista – descobriu que estava sendo investigado em vários países o escândalo de contas abertas irregularmente por clientes do HSBC na Suíça. Ao acompanhar detalhes do caso, soube que existiam nomes de brasileiros entre os correntistas dessas contas e tratou de fazer suas próprias apurações. Pimenta contou, nesta tarde, durante entrevista concedida à RBA, que no último dia 11, antes mesmo de os jornalistas terem acesso à notícia, ele já estava atuando no caso.

Primeiro, na elaboração de um relatório mais detalhado, por parte do seu gabinete. Depois, com os documentos em mãos e após ter feito contato com vários personagens internacionais, ele pediu uma audiência ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e foi atendido no dia 11. Entregou o material a Cardozo, pediu providências por parte do governo brasileiro para que passe a participar da investigação com os órgãos competentes e, dois dias depois, protocolou formalmente a solicitação.

Somente na segunda-feira (16) ele deu entrada no pedido junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a investigação do caso e que o órgão tenha acesso à lista da qual fazem parte entre 6.700 a 8.500 nomes de brasileiros que lavaram ou sonegaram dinheiro para fora do país por meio do HSBC, além de pedir a divulgação da listagem. Foi somente aí, segundo ele, que a notícia começou a ser divulgada paralelamente pelo jornalista Fernando Rodrigues por meio da Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), pelo site UOL.

“Aqui no gabinete, somos todos jornalistas (os assessores da sua equipe na Câmara) e estávamos trabalhando nisso há algumas semanas. Ainda acho que até poucos dias atrás, as pessoas (jornalistas brasileiros) ainda não tinham dimensão do tamanho desse caso”, afirmou, ao referir-se ao tema como o que pode vir a ser “o maior esquema de corrupção do mundo já detectado”.

Reuniões

Paulo Pimenta vai tratar do assunto junto aos outros parlamentares durante uma reunião já agendada pela bancada do PT na próxima segunda-feira (23), às 18h, no Congresso. Também tem uma audiência na próxima semana com representantes, no Brasil, do organismo internacional que está investigando o caso por aqui. E tem mantido contatos periódicos com a senadora norte-americana Elisabeth Warren, uma das primeiras a denunciar o esquema, com quem se comunicou desde o início e cuja troca de informações tem sido constante…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

VALE CONFERIR, TAMBÉM, A REPORTAGEM Caso HSBC escancara hipocrisia e moralismo de ocasião da mídia e de parte da sociedade, diz Pimenta (AQUI)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Ao Editor !!!
    Aceito sua "censura", esperando não ter ofendido ninguém, apenas comentando um assunto que foi e continua sendo público. Não foi eu quem o inventou.

  2. AO "GORDO"
    O leitor já provou ser mais criativo nas críticas ácidas que fez em comentários anteriores. Não precisava usar um fato que já foi apurado no âmbito em que devia e que já provocou processos (em que o autor venceu com sobra).
    Cá entre nós, nem você nem eu queremos passar pela mesma situação. Que, além de tudo, pode nos causar prejuízos financeiros. O editor do sítio não tem condições de arcar com isso.
    De todo modo, amigo "Gordo", você pode mais. Não tenho dúvida alguma. Ah, acho que isso explica por que teu comentário, desta vez, não foi publicado.

  3. Rindo muito. Não se sabe se pensam nisto sozinhos ou se reunem para deliberar. Suiçalão mais Petrolão igual a culpa dividida por dois.
    Não tem muita gente querendo entregar a Petrobrás para os EUA, até porque por lá petroleira estatal não existe. Os EUA estão andando para a América Latina, os anos 70 já acabaram faz tempo. Maduro foi a China e pegou 20 bilhões de dólares emprestados como socorro. Cristina também foi pegar ajuda, no pacote duas usinas nucleares. Em breve, Dilma irá para lá pedir penico também. Só esperar.
    O editor e seus "se", "pode ser", "talvez". Jornalismo prospectivo, noticiamos o futuro.
    E como dizia Millor, jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos e molhados.

  4. Parabéns ao deputado Pimenta pela iniciativa. Aqueles que desde sempre querem entregar o Brasil e a NOSSA Petrobras aos EUA estão escondendo dos brasileiros este imenso escândalo internacional.
    Não da pra descartar a presença da rede Globo nessa lista, já que segundo o site O Cafezinho "O Banco Safra foi o banco usado pela Globo para comprar os dólares que enviaria às Ilhas Virgens Britânicas, quando se envolveu naquela “engenhosa operação” para adquirir os direitos de transmissão da Copa de 2002 sem pagar os devidos impostos. – See more at: http://www.ocafezinho.com/2015/02/18/suicalao-aparecem-os-primeiros-tucanos-gordos/#sthash.N8WjDZyf.dpuf site o cafezinho, 19/02/15".
    O dono desse tal de Banco Safra, Edmond Safra, é um dos nomes que aparecem na lista.
    Somente a rede Globo deve perto de R$ 2.000.000.000,00 à Receita Federal por conta unicamente desse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo