Região

CINEMA. Na quarta de cinzas, Vitor Hugo do Amaral Ferreira entra no clima do 50 tons do filme do momento

Já escrevi que o carnaval, a semana santa e a quaresma são elementos do mesmo bloco, desfilam na mesma escola e rezam do mesmo samba. A semana santa tem no término do carnaval o marco inicial da quaresma (quarenta dias de jejum).

No clima do filme do momento, a quarta-feira dá o tom às cinzas. A ficção cuidou de narrar a história de Anastasia Steele uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem, que ao entrevistar o milionário Christian Grey, envolve-se em uma complexa relação amorosa e sexual. Ao se tornar objeto de submissão do sádico Grey, conhece os prazeres do sadomasoquismo.

O Carnaval tem origem no termo valles (prazeres) e carnis (carnes), uma exaltação aos prazeres da carne. A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas não se referem à tonalidade, mas à sobra após o fogo, a morte. O simbolismo cristão tem, na representação das cinzas, a ideia de reflexão, um pensar sobre o quanto a vida é frágil e que estamos, todos, sujeitos à morte…

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Uma quarta-feira em (cinquenta) tons de cinza”, de Vitor Hugo do Amaral Ferreira, colaborador habitual do sítio. Amaral Ferreira é advogado formado em Direito pela Unifra, com especialização (na área de Violência Doméstica contra Criança e Adolescente) na USP e mestrado em Integração Latino-Americana.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo