LUNETA ELETRÔNICA. Início na Câmara, Pozzobom e policiais, Valdeci e magistério, vacina HPV, Carnaval
* O principal fato registrado na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, foi mesmo a definição das comissões temáticas e seus presidentes.
* A de Constituição e Justiça terá como presidente o tucano Admar Pozzobom. Já a de Educação terá a pepista Sandra Rebelato no comando; enquanto o peemedebista João Carlos Maciel assume a presidência da Comissão de Finanças.
* As outras comissões têm como presidente Manoel Badke, do DEM (Saúde), Luiz Carlos Fort, do PT (Políticas Públicas), e Jorge Trindade, do PT, (Direitos Humanos).
* Para saber mais sobre o que aconteceu na sessão inicial de 2015, inclusive os requerimentos aprovados e os discursos realizados, com destaque para um minuto de silêncio em homenagem aos ex-edis falecidos semana passada (Erony Paniz e Arnildo Muller), clique AQUI.
* A bancada do PT na Assembleia reuniu-se, nesta terça, com a presidente do CPERS Sindicato, Helenir Schürer, em Porto Alegre.
* Acompanhada de membros da diretoria, Helenir relatou a pauta de reivindicações da categoria com o governo e apresentou preocupação com o retorno do ano letivo na rede estadual, que ocorrerá nesta quinta.
* A estimativa do CPERS é que ocorra um déficit de mais de sete mil professores no retorno às salas de aula.
* “O que nos assusta é que o governo não tomou nenhuma atitude. Houve dois meses para preparar o início do ano letivo, mas não ocorreram nomeações no período e nem um plano de ações. Os estudantes é que serão penalizados”, advertiu o deputado Valdeci Oliveira.
* O lider do governo passado lembrou que “Tarso nomeou cerca de 14 mil professores na sua gestão e que ainda há cerca de 2,5 mil aprovados no último concurso aguardando nomeações.
* O líder da Bancada do PSDB na Assembleia, Jorge Pozzobom, recebeu nesta terça-feira (24), Eliziane Canciani Roos e Thiago Teixeira Torres. Ambos são representantes dos aprovados no concurso da Polícia Civil.
* Os dois futuros policiais solicitaram ao parlamentar que intermedeie junto ao Governo do Estado a fim de que o grupo seja nomeado.
* Pozzobom afirmou que é solidário com os concursados. “Vou me reunir com o chefe da Polícia Civil e com o Secretário da Fazenda para obter informações e dar resposta com relação sobre a possibilidade e o prazo para as nomeações”, afirmou.
* A Secretaria de Saúde de Santa Maria informa que, a partir de 9 de março, será realizada a 1ª etapa de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), no município.
* A campanha será realizada junto às escolas municipais, estaduais e particulares, com a meta de imunizar 5.489 meninas entre 9 a 11 anos. A dose da vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e protege contra os quatro tipos de vírus mais comuns do HPV.
* A imunização tem o objetivo de prevenir o câncer de colo de útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade da doença.
* Em 2014, 5.213 meninas receberam a primeira dose. Já a segunda apresentou menor alcance, com 3.523 imunizações. Especialistas do Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações esclarecem que a vacina é segura e eficaz na prevenção, sem relatos de efeitos adversos graves.
* Neste ano, a faixa etária da campanha foi ampliada. Até 2014, apenas meninas de 11 a 13 anos recebiam a imunização. Mais informações AQUI.
* A partir desta quarta, estão abertas as inscrições para o Concurso de Blocos de Carnaval 2015. A ficha de inscrição, devidamente preenchida, que deve ser entregue pessoalmente na sede da secretaria, até o dia 10 de março.
* Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o certame irá premiar dois blocos. O primeiro lugar receberá como prêmio R$ 1.000 e o segundo R$ 500.
* Para saber mais, inclusive quem pode participar, além dos critérios e outras informações, e também acessar o regulamento e a ficha de inscrição, vale conferir o material da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.