EconomiaNegócios

NEGÓCIOS. Número de carros emplacados na cidade cai 19%, na comparação com janeiro do ano passado

As causas são várias. Provavelmente a principal delas seja o fim da redução do IPI, que beneficou a indústria automobilística e os consumidores durante vários anos. Mas há outro fator a ser considerado, com certeza: a retração do crédito, por conta do aumento dos juros. E se poderia acrescentar um terceiro, também relevante: a cautela dos compradores.

Isso tudo junto ou parte disso explica porque houve uma redução na comercialização (e no emplacamento) de carros novos (automóveis e comerciais leves) em Santa Maria, no mês de janeiro. Todas as comparações são desfavoráveis.

Fiquemos com a mais correta, na opinião deste editor: na comparação com o mesmo período de 2014 foram 435 carros emplacados agora em Santa Maria, 19% menos que os 539 do ano passado. Se quiser ir um pouco mais para trás, também é menor que os 527 de janeiro de 2013.

A segunda comparação possível é desleal. Afinal, dezembro sempre foi um mês de grande movimento no comércio de automóveis, acrescentando-se que o último dezembro foi o derradeiro com IPI reduzido. Então, temos que em dezembro foram 789, ou 45% mais. Os dados são do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Perspectivas de recuperação sempre existem, da mesma forma que o otimismo. Mas é bom ter cautela com o restante do ano e, especialmente, agora em fevereiro, em que há menos dias úteis para venda, inclusive por conta do carnaval.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Quem tinha carro antes da redução do IPI (e outras coisas) perdeu dinheiro. Usados passaram a valer pouco mais que nada. Muitos revendedores de carros usados quebraram. Agora pode virar a maré, carros quase novos podem inundar o mercado por preços convidativos. E as revendedoras vão ter que se virar com peças e serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo