Artigos

Quem paga bem, vende mais e melhor – por Carlos Costabeber

A maioria das empresas, não dá o devido valor aos seus recursos humanos. E quem o faz, consegue obter resultados melhores, tem um ambiente de trabalho saudável, baixa rotação de pessoal, e o grau de comprometimento é bem maior.

Falo de cadeira, pois desde 1999 mantenho uma politica de pessoal para a empresa, que tem se mostrado promissora. Claro que não é o melhor dos mundos, mas qualquer um pode notar a diferença ao tratar com os meus funcionários. E esse é um processo que não tem um fim, pois o trato com as pessoas é muito dinâmico e em constante mutação.

E é nos momentos de crise como a que vivemos, QUE AS PESSOAS FAZEM REALMENTE A DIFERENÇA. A qualificação dos funcionários, sua motivação para o trabalho, expectativa de crescimento, tempo de casa, perfil adequado para a função e ambiente fraterno, PESAM DECIDIDAMENTE NAS HORAS DE DIFICULDADE.

Por isso, INVESTIR NAS PESSOAS, é o melhor caminho para crescer, independentemente do momento e do segmento em que se opera.

Santa Maria tem um predominância de empresas comerciais e de prestação de serviços, e uma grande oferta de mão de obra (mais ou menos qualificada). Isso é um perigo, pois há uma tendência de se negligenciar a gestão das pessoas.
E são vários os fatores:

1) Tudo começa com a conscientização do dono, do No. 1, de que precisa ter uma politica moderna, consistente e de longo prazo;

2) A parte mais difícil é encontrar e selecionar os bons TALENTOS. As empresas são despreparadas para esse processo. Muita gente boa deixa apenas o currículo na recepção, e vai embora (quiçá para a concorrência);

3) Também há muita deficiência no TREINAMENTO. Os funcionários que tem contato direto com o público, precisam gostar do trabalho, e receber a capacitação adequada;

4) A REMUNERAÇÃO deve ter um percentual baseado no desempenho.. A MERITOCRACIA chegou para ficar, mas raramente é empregada;

5) Viabilizar um ambiente de trabalho digno e onde todos possam se sentir bem. O CLIMA ORGANIZACIONAL positivo é uma arma decisiva na MOTIVAÇÃO e nos resultados; e os clientes percebem isso claramente;

6) As promoções e novas funções devem privilegiar a “prata da casa”. Todo bom funcionário sonha em crescer !

Por fim, estou certo de que a maioria das pessoas que saem para trabalhar, SÃO INFELIZES naquilo que fazem. E A CULPA É SEMPRE DO GESTOR, que não oferece uma politica moderna e estimulante de Recursos Humanos. Canso de ouvir, que os funcionários são o maior patrimônio da empresa. Só que na prática, isso está longe de acontecer. E todos saem perdendo: a empresa, o funcionário e o consumidor.

E você, como cliente, se não for bem atendido, saiba que sempre, a culpa não será do funcionário, e sim, DE QUEM O COLOCOU na função.

Bom Carnaval !

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo