CULTURA. A Arte Sacra, na releitura dos alunos do Maria Rocha, em exposição na Sala Eduardo Trevisan
A Sala Eduardo Trevisan é um dos espaços disponíveis na Câmara de Vereadores, para exposições. E nesta sexta-feira abriu uma pra lá de especial. É uma releitura de Arte Sacra em Santa Maria, feita por alunos da escola Maria Rocha.
Quer saber mais, inclusive até quando as obras estão disponíveis para visitação? Confira no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Legislativo. A reportagem é de Franciele Marques (texto) e Karohelen Dias (foto). A seguir:
“Câmara de Vereadores recebe a exposição Releitura da Arte Sacra de Santa Maria
A Mostra Coletiva “Releitura da Arte Sacra de Santa Maria” foi lançada na sala Eduardo Trevisan na manhã desta sexta-feira (20/03). Os trabalhos foram realizados pelos primeiros anos da Escola Estadual Ensino Médio Professora Maria Rocha, no último trimestre de 2014. Os alunos tiveram a orientação da professora Ceres Peretti Pistoia.
Os quadros produzidos foram criados por meio do conhecimento do patrimônio cultural de Santa Maria e da resignificação de ideias e valores da cultura e a essência da arte. Segundo a diretora da escola Maria Rocha, Cleonice Fialho “a professora Ceres é uma arte-educadora que todos os anos escolhe um tema para trabalhar com os alunos, levando-os a produzir releituras de obras”.
A banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas) abriu o evento, que marca também a última exposição da professora Ceres pela escola. Os alunos estavam presentes para a homenagem. A aluna Natalia Mendonça relatou que além do ensino em sala de aula, a professora Ceres busca união dos alunos. “Os professores transformam a gente em uma família, em uma turma de verdade”, concluiu.
“O magistério hoje é um postulado. Não é pelo que se ganha. Normalmente nos preocupamos com o português e a matemática, mas com a arte não. A professora Ceres faz esse trabalho de extensão, leva os alunos para os mais diversos locais da cidade onde trata das artes e da educação e hoje vemos essas belíssimas obras aqui”, afirmou o presidente da Câmara, Sergio Cechin.
Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, Sergio Cechin; a Comissão de Educação representada pela vereadora Marta Zanella; a diretora da escola Maria Rocha, Cleonice Fialho; Rotary Club Santa Maria Sul; 8ª CRE; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Cultura; Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas; Associação dos ex-alunos da Escola Maria Rocha, e a Escola Municipal De Aprendizagem Industrial (EMAI).
A mostra fica em exposição do dia 20 até 31 de março na Câmara de Vereadores das 08h às 12h e das 13h30min às 18h.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.