CidadaniaCinemaCultura

CULTURA. Cinema e Direitos Humanos na tela grande. “Cabra marcado…” abre ciclo dos bancários

Por MAIQUEL ROSAURO (especial)

A partir desta quinta-feira (26), a OSCIP Piazito Arte e Cultura, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, realiza sessões da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. A iniciativa é do Ministério da Cultura e da Secretaria de Diretos Humanos, compondo uma das estratégias do governo Federal para a consolidação da cultura de respeito aos Direitos Humanos.

Serão exibidos os filmes Cabra marcado para morrer (quinta, às 19h), A vizinha do Tigre (sexta, às 19h), Sophia e Que bom te ver viva (ambos sábado, a partir das 15h). As sessões irão ocorrer no Cineclube Otelo (Sede II do Sindicato dos Bancários, Rua Serafim Valandro, 835, sala 21, em Santa Maria). A entrada é gratuita.

Programação:

Cabra marcado para morrer (119 minutos)

Quinta-feira (26), às 19h

Sinopse: O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Em razão do golpe militar, as filmagens foram interrompidas em 1964. O engenho da Galileia foi cercado por forças policiais. Parte da equipe foi presa sob a alegação de “comunismo”, e o restante se dispersou. O trabalho foi retomado 17 anos depois, recolhendo-se depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens e também da viúva de João Pedro, Elizabeth Altino Teixeira, que desde dezembro de 1964 vivera na clandestinidade, separada dos filhos. Reconstruiu-se assim a história de João Pedro e das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé. Direção: Eduardo Coutinho.

A vizinha do tigre (95 minutos)

Sexta-feira (27), às 19h

Sinopse: Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias. Direção: Affonso Uchoa.

Sophia (15 minutos)

Que bom te ver viva (95 minutos)

Sábado (28), às 15h

Sinopse de Sophia: Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Esta é uma singela história de amor e cumplicidade, cercada de poesia visual e sonora. Direção: Kennel Rógis.

Sinopse de Que bom te ver viva: O filme aborda a tortura durante o período de ditadura no Brasil, mostrando como suas vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois. “Que Bom Te Ver Viva” mistura os delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache, alinhavado os depoimentos de oito ex-presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura. Direção: Lúcia Murat.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo