LUNETA ELETRÔNICA. Attilio Saccol, Tecnoparque e troco, PT/Petrobrás, Escola Sta Marta, estreias no sítio
* A cidade perdeu, na noite de sexta-feira, mais um dos seus ícones da economia e dos negócios. Morreu, e foi sepultado no dia seguinte o empresário Attílio Barin Saccol.
* Com 86 anos e quatro filhos, era um empreendedor nato. De mecânico da Uglione, virou sócio e, aos poucos, virou sócio-proprietário e presidente por muitos anos.
* Além da concessionária da GM, Saccol também era sócio da Minami Motors, a primeira concessionária da Honda no interior gaúcho. Uma perda, com certeza.
* O sítio apurou, junto ao Palacete da SUCV, que não há disposição alguma da Prefeitura em aumentar o repasse do município ao Tecnoparque.
* Com exclusividade (o restante da mídia ainda não se interessou pelo tema), o sítio publicou reportagem, na última quinta, mostrando as dificuldades do empreendimento.
* Como relatou o jornalista Marcos Fonseca, não são pequenos os obstáculos no caminho do Tecnoparque, que tem apenas três empresas e viu sair de lá a KMW, a maior delas (confira detalhes AQUI).
* Os dirigentes do espaço tentam negociar uma aditivo aos R$ 20 mil mensais que o Município repassa, mas as chances de sucesso são escassas.
* Petistas de Santa Maria festejam o que consideram ter sido um sucesso a discussão havida na manhã de sábado, com o plenarinho da Câmara de Vereadores completamente lotado.
* Militantes do partido participaram do primeiro encontro do chamado Fórum de Debates, e que contou com o Diretor de Comunicação do Sindipetro-RS, Dary Beck Filho.
* O tema, obviamente, foi a Petrobrás e a sua situação. Especialmente, no entendimento dos trabalhadores (e são 86 mil deles), a tentativa de a iniciativa privada “se apossar da empresa”, daí os “constantes ataques”.
* O deputado Valdeci Oliveira reuniu-se com o secretário-adjunto da Educação, Eloí Flôres da Silva. Assunto: construção da Escola Técnica Estadual na Nova Santa Marta.
* Trata-se um projeto do governo federal em parceria com Estado e o município. Valdeci, que foi acompanhado pelo vereador Luciano Guerra, colocou-se à disposição da Secretaria para que as obras possam começar.
* “A região tem cerca de um milhão de habitantes e muitas demandas de qualificação profissional. Seria fundamental para Santa Maria sediar esse polo de ensino”, enfatizou.
* O secretário-adjunto comprometeu-se em dar atenção ao caso e verificar de perto o andamento do projeto que já tem liberados R$ 7 milhões pelo Governo Federal, via Ministério da Educação.
* O projeto ainda depende de uma análise ambiental do solo que deverá ser feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, diz nota da assessoria de Valdeci.
* A escola deverá atender 1,2 mil alunos em seis cursos nas áreas de tecnologia e microeletrônica. A área terá cerca de cinco mil metros quadrados com 12 salas de aula, seis laboratórios, auditório, biblioteca, teatro, refeitório e quadra coberta.
* A partir desta segunda, duas novidades no sítio. É verdade que ainda embrionárias, e que deverão ainda ser bastante ampliadas, mas vêm aí agendas de Cultura e Economia.
* Ainda na parte da manhã, tanto uma quanto outra estarão disponíveis e permitirão saber o que vai acontecer na semana. São espetáculos e outras ações culturais e, claro, os principais eventos econômicos dos próximos dias.
* As duas agendas serão publicadas sempre às segundas e os interessados em divulgar suas ações podem entrar em contato com Marcos Fonseca (Economia) e Nathália Drey Costa (Cultura). Ambos são alcançáveis no Feicebuqui.
Delírios. Formar mão de obra para uma indústria que é menos do que embrionária no país torcendo que no futuro, por causa de uma mão de obra formada não sei como, a indústria brote do chão.