LUNETA ELETRÔNICA. Aula em Frederico, Sinprosm, Polo de Defesa, deputados, economia solidária/mulher
* Serão retomadas as aulas nesta quarta, do campus da UFSM em Frederico Westphalen. O movimento dos camioneiros as impediu nos dois primeiros dias letivos do ano.
* Ainda assim, a volta às aulas será sem o Restaurante Universitário, até que este consiga reestabelecer o abastecimento de alimentos.
* Nota da Reitoria informa que o período de ajuste de matrícula segue normalmente até sexta-feira, dia 6. Qualquer alteração será informada por outro comunicado oficial.
* É apenas uma curiosidade, mas a próxima assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Professores Municipais, e que acontece na próxima quarta, dia 11, não será realizada como era habitual, no Clube Caixeiral, mas no Salão de Eventos da Catedral Metropolitana.
* Dito isto, ao que interessa, a pauta da reunião. Conforme nota do Sinprosm, os temas a ser debatidos são plano de saúde, reuniões pedagógicas, reajuste do piso e assuntos gerais.
* O Polo de Defesa, coordenado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), passa a contar com uma adesão de peso, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), com sede em São Paulo.
* Conforme nota da assessoria de comunicação da Adesm, isso ficou confirmado no inicio da semana, na capital paulista.
* Lá esteve, reunido com a direção da Abinmde, o Superintendente Executivo da Agência, Diogo De Gregori. Ele apresentou o Plano de Ação do Polo de Defesa de Santa Maria e formalizou o convite à entidade (mais detalhes AQUI).
* O líder da Bancada do PSDB, deputado Jorge Pozzobom, voltou a representar a sigla na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
* Na reunião da próxima semana (o primeiro encontro foi nesta terça), devem ser distribuídos todos os 187 projetos já protocolados na AL – 23 deles de autoria de Pozzobom.
* Entre elas estão o projeto que amplia o atendimento médico-hospitalar nos Hospitais da Brigada Militar e o que dispõe sobre a complementação de recursos para as APAEs.
* O deputado Valdeci Oliveira, juntamente com Adão Villaverde, propôs uma audiência pública para debater os desafios dos produtores de mel do Estado. O pedido foi protocolado nas comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e na de Saúde e Meio Ambiente.
* O Rio Grande do Sul é o maior produtor de mel do Brasil, responsável por 48% da produção no país, conforme a Federação de Apicultores do RS (FARGS).
* “São necessárias políticas para o fortalecimento, o fomento e a modernização da atividade, que tanto contribui para a economia gaúcha”, salienta Valdeci. O setor reivindica, entre outras coisas, assistência técnica especializada, capacitação profissional e investimentos em pesquisa.
* O Projeto Esperança/Cooesperança promove seminário regional, um painel inserido na programação oficial da Semana Municipal da Mulher.
* O tema a ser debatido é “Ações de enfrentamento da violência contra a mulher no contexto Rural e Urbano: Quais as contribuições dos órgãos governamentais e Movimentos Sociais”.
* O evento está marcado para o próximo sábado, dia 7, entre 8 e meia e 11 e meia da manhã, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.
* Vão participar representantesda Coordenadoria de Mulheres de Santa Maria; do Conselho Municipal de Mulheres; do Movimento dos Pequenos Agricultores(MPA); do Fórum de Mulheres de Santa Maria e do Coletivo Levante da Juventude Popular.
Indústria da Guerra a mil na Depressão Central.
Valdeci, o onipresente, teve uma iniciativa de fundamento. Cadeia do mel deve ser incentivada. Uma questão a ser abordada é a possibilidade de contaminação do mel pela quantidade absurda de defensivos agrícolas usadas no estado.