AssembleiaEconomiaEconomia SolidáriaEducaçãoMulherPolíticaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Aula em Frederico, Sinprosm, Polo de Defesa, deputados, economia solidária/mulher

* Serão retomadas as aulas nesta quarta, do campus da UFSM em Frederico Westphalen. O movimento dos camioneiros as impediu nos dois primeiros dias letivos do ano.

* Ainda assim, a volta às aulas será sem o Restaurante Universitário, até que este consiga reestabelecer o abastecimento de alimentos.

* Nota da Reitoria informa que o período de ajuste de matrícula segue normalmente até sexta-feira, dia 6. Qualquer alteração será informada por outro comunicado oficial.

* É apenas uma curiosidade, mas a próxima assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Professores Municipais, e que acontece na próxima quarta, dia 11, não será realizada como era habitual, no Clube Caixeiral, mas no Salão de Eventos da Catedral Metropolitana.

* Dito isto, ao que interessa, a pauta da reunião. Conforme nota do Sinprosm, os temas a ser debatidos são plano de saúde, reuniões pedagógicas, reajuste do piso e assuntos gerais.

De Gregori, entre os dirigentes da Abinde: adesão de peso ao Polo de Defesa (foto Divulgação)
De Gregori, entre os dirigentes da Abinde: adesão de peso ao Polo de Defesa (foto Divulgação)

* O Polo de Defesa, coordenado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), passa a contar com uma adesão de peso, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), com sede em São Paulo.

* Conforme nota da assessoria de comunicação da Adesm, isso ficou confirmado no inicio da semana, na capital paulista.

* Lá esteve, reunido com a direção da Abinmde, o Superintendente Executivo da Agência, Diogo De Gregori. Ele apresentou o Plano de Ação do Polo de Defesa de Santa Maria e formalizou o convite à entidade (mais detalhes AQUI).

* O líder da Bancada do PSDB, deputado Jorge Pozzobom, voltou a representar a sigla na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

* Na reunião da próxima semana (o primeiro encontro foi nesta terça), devem ser distribuídos todos os 187 projetos já protocolados na AL – 23 deles de autoria de Pozzobom.

* Entre elas estão o projeto que amplia o atendimento médico-hospitalar nos Hospitais da Brigada Militar e o que dispõe sobre a complementação de recursos para as APAEs.

* O deputado Valdeci Oliveira, juntamente com Adão Villaverde, propôs uma audiência pública para debater os desafios dos produtores de mel do Estado. O pedido foi protocolado nas comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e na de Saúde e Meio Ambiente.

* O Rio Grande do Sul é o maior produtor de mel do Brasil, responsável por 48% da produção no país, conforme a Federação de Apicultores do RS (FARGS).

* “São necessárias políticas para o fortalecimento, o fomento e a modernização da atividade, que tanto contribui para a economia gaúcha”, salienta Valdeci. O setor reivindica, entre outras coisas, assistência técnica especializada, capacitação profissional e investimentos em pesquisa.

* O Projeto Esperança/Cooesperança promove seminário regional, um painel inserido na programação oficial da Semana Municipal da Mulher.

* O tema a ser debatido é “Ações de enfrentamento da violência contra a mulher no contexto Rural e Urbano: Quais as contribuições dos órgãos governamentais e Movimentos  Sociais”.

* O evento está marcado para o próximo sábado, dia 7, entre 8 e meia e 11 e meia da manhã, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

* Vão participar representantesda Coordenadoria de Mulheres de Santa Maria; do  Conselho Municipal de Mulheres; do Movimento dos  Pequenos  Agricultores(MPA); do Fórum de Mulheres  de  Santa Maria e do Coletivo  Levante  da  Juventude Popular.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Valdeci, o onipresente, teve uma iniciativa de fundamento. Cadeia do mel deve ser incentivada. Uma questão a ser abordada é a possibilidade de contaminação do mel pela quantidade absurda de defensivos agrícolas usadas no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo