LUNETA ELETRÔNICA. Hospital Regional, nomeado para Porto Alegre, recadastramento, internet e política
* Estão confirmados dois importantes debates em Santa Maria, nas próximas semanas. Ambos foram aprovados nesta quarta, pela Comissão de Saúde da Assembleia.
* O órgão, presidido pelo santa-mariense Valdeci Oliveira definiu a realização de uma audiência pública para debater a gestão e o início de funcionamento do Hospital Regional. O local e a data ainda estão indefinidos.
* A principal questão, segundo material da assessoria do deputado, é a proposta do atual governo rediscutir a já definida forma de gestão do hospital.
* A segunda audiência definida nesta quarta é a que vai tratar da venda de produtos da agricultura familiar na região. O debate será centrado no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS).
* O encontro, está definido, será realizado no dia 21, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.
* A intenção é que os produtores da Região Central se organizem para serem beneficiados pelo Sistema, que permite a venda de produtos com inspeção municipal, sem precisar de selos que encarecem e inviabilizam o processo.
* “Isso diminui uma tremenda burocracia que impede muitos agricultores de levarem seus alimentos para comercialização em lugares mais distantes”, diz Valdeci Oliveira.
* Mais um santa-mariense é nomeado (no sistema conta-gotas implantado pelo governador José Ivo Sartori) para um Cargo de Cofiança estadual. As funções, por sinal importantes, não serão exercidas em Santa Maria.
* O ex-presidente da JPMDB/SM, Ricardo Bassi, assume em Porto Alegre a Coordenadoria Estadual da Juventude, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
* A missão da Coordenadoria, segundo o próprio militante destacou em seu perfil no Feicebuqui, é “formular, articular, supervisionar, coordenar, e integrar políticas públicas de juventude no governo do Estado”.
* A partir desta quinta, moradores e empreendedores do Centro começam a receber as visitas das equipes de recadastradores do projeto Geo Santa Maria.
* A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Planejamento (IPLAN), já contabiliza 17 mil lotes cadastrados. A expectativa é que 39,5 mil imóveis sejam visitados na região central. O projeto da prefeitura tem como finalidade atualizar a planta imobiliária da cidade.
* Divididos em duplas, os cadastradores começam o trabalho de campo pelo Calçadão. Na tarde desta quarta, equipes se deslocaram até o local para concluir o treinamento.
* O recadastramento que, por sinal, salvo engano claudemiriano, tinha a previsão inicial de encerrar em janeiro último, vai exigir um período maior para execução no centro, “uma vez que grande parcela dos prédios é alugada para comércio e para estudantes”.
* Se não chover, conforme material da assessoria de imprensa da Prefeitura, a secretaria de Mobilidade Urbana faz nesta quinta a primeira ação educative do ano, da Balada Segura.
* A blitz, que acontece entre 9 e 11 da manhã, acontece na avenida Borges de Medeiros, quase na esquina da rua 2 de novembro. Serão distribuídos materiais de conscientização e direcionadas orientações aos condutores abordados.
* “Internet e Participação Política”. Este é o tema de palestra que acontece nesta sexta, às 10 e meia da manhã, na sala 5136 do prédio 21, no campus da UFSM, em Camobi.
* O palestrante é o professor Rafael Cardoso Sampaio, da UFMG, que estará na cidade a convite do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UFSM.
* Rafael Cardoso Sampaio é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
* O professor tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Comunicação e Política, uso da mídia em eleições, internet e participação política, internet e deliberação pública.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.