PartidosPolítica

MAIS UM. Em formação, ‘Partido Pirata’ instala seu Diretório em Santa Maria. Será no próximo sábado

pirataVem aí mais uma agremiação política. Isso, claro, se conseguir cumprir as regras legais e obtiver seu registro no Tribunal Superior Eleitoral. Em todo caso, o Partido Pirata (que já existe em outros países, especialmente n Europa), pretende ter seu diretório em Santa Maria. E será já no próximo sábado segundo nota recebida pelo sítio, assinada por Ivan Lautert, jornalista e produtor audiovisual, que o editor supõe seja uma das lideranças do partido na comuna. Acompanhe:

O Partido Pirata brasileiro irá instalar um diretório em Santa Maria

O Partido Pirata, presente em mais de 60 países e no Brasil desde 2007 como movimento social, instalará um diretório em Santa Maria. O objetivo é apresentar o Partido aos santamarienses e também coletar assinaturas para a formalização do Piratas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento de instalação do diretório ocorrerá neste sábado, sete de março, às 10 horas, na praça Saldanha Marinho.

Surgido na Suécia e já contando com várias cadeiras em parlamentos Europeus, o partido está em fase de estruturação no Brasil e buscaagora o seu registro partidário junto ao TSE. Para que a opção pirata esteja disponível nas urnas eletrônicas em 2016, serão necessárias 500 mil assinaturas de eleitores brasileiros simpáticos à criação do Partido, não sendo necessária afiliação partidária para tal. “Não queremos que os eleitores apenas assinem um papel, queremos que eles conheçam as ideias, princípios e objetivos piratas e, se concordarem, assinem em baixo para que nos tornemos de fato um alternativa política confiável” afirma Eugênio Alves, um dos integrantes do Diretório Santamariense.

Apesar do que o nome possa sugerir, o partido não defende nenhuma atividade ilegal ou clandestina. A nomenclatura vem das origens do Partido Pirata sueco, que luta pela reforma da legislação que rege direitos autorais, patentes e copyrights para que seja possível o livre compartilhamento de conhecimento e conteúdo na internet. Além disso, os piratas são conhecidos por defender os direitos humanos, a privacidade e as liberdades individuais, a total transparência na administração pública e a democracia direta. Mais informações sobre o Partido Pirata do Brasil podem ser encontradas no seu sítio, em http://partidopirata.org/.

Diretório Santamariense do Partido Pirata

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. O Movimento Pirata, só se torna partido político em países em que não é possível os eleitores intervirem eficazmente nas decisões políticas… sem pertencerem a partidos políticos. Um voto com validade de quatro anos é muito pouco diante do dinamismo do mundo moderno. O movimento Pirata não objetiva a clandestinidade, muito pelo contrário, visa buscar a regulamentação de atividades que só são clandestinas para espoliar a população ou para que governantes tenham o poder de controlar o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo