MÍDIA. A partir de amanhã, ‘A Razão’ com grandes inovações: novo projeto gráfico e mudanças editoriais
#
Os idealizadores, obviamente, procuram manter em segredo. E faz sentido. Afinal, o impacto tem que ser sentido mesmo amanhã. Assim é que não será este editor (inclusive porque não sabe tudo) que vai ser um “estraga-prazer”. No entanto, há novidades já conhecidas do grande público ou, pelo menos, de anunciantes e agências de propaganda.
O principal deles talvez seja exatamente o novo projeto gráfico, que contempla com cores todas as páginas no jornal. Isso, por si só, já é uma revolução nos 80 anos da publicação mais antiga de Santa Maria e uma das mais longevas do interior gaúcho.
Também se sabe que haverá mudanças editorias, inclusive com a incorporação de novos colaboradores. Dois deles o editor conhece: Márcio Grings e Atílio Alencar, também colaboradores deste sítio. Ah, e a coluna Observatório, originalmente publicada aos sábados há 15 anos, e que foi extinta. O editor, porém, passará a escrever uma coluna diária com notas políticas. Também se sabe que o Segundo Caderno passará por mudanças. Mais? Só amanhã, mesmo.
Enquanto isso, fiquemos com o material que o próprio jornal publicou neste final de semana, antecipando as razões por que tudo está acontecendo, além de trazer outros detalhes. Confira:
“Jornalismo de cara nova…
..Mudanças e recomeços são constantes e inevitáveis num mundo que não para de girar por um instante sequer. O jornal A Razão, ao longo de seus 80 anos, construiu uma história sólida e dedicada ao leitor santa-mariense. Sua caminhada se funde com a evolução do jornalismo da cidade, tanto no formato como no conteúdo. Passadas essas oito décadas, o jornal dá, a partir de segunda-feira, um grande passo para entrar definitivamente no jornalismo do século 21. Ao se adaptar aos novos padrões visuais e novas plataformas de conteúdo, A Razão passa a oferecer ao leitor um novo jornal.
Em setembro de 2014, o jornalista Alexandre De Grandi assumiu a direção de A Razão, e começou a gerir um processo de reformulação que partiu desde a instalação física da redação até a criação de um novo projeto gráfico, em parceria com o publicitário Armando Ribas Neto, para a edição impressa, que passa a ser inteiramente colorida.
O site do jornal também recebeu a mesma atenção e em breve estará no ar completamente reformulado. “Eu acompanho o jornal desde sempre, e já sabia da necessidade de uma mudança. Então quando eu assumi a empresa, foi uma das primeiras ações. O mercado publicitário pedia isso e, principalmente o leitor merece isso. Vamos ter uma melhor impressão, uma leitura mais leve”, explica De Grandi.
Armando Ribas Neto explica que a mudança era necessária pelo surgimento de novos leitores, fato que exige um visual mais atrativo. “Essa nova fase não rompe com o passado. Sem esquecer dos leitores mais tradicionais, foram feitas pequenas adequações e mudança, como no logotipo do jornal, por exemplo”, conta.
Além disso, os colunistas tradicionais foram mantidos e acrescentados novos. As cores foram mantidas, incorporamos o amarelo para dar ainda mais de alegria.”
Jornal chinelo perto do Diario.
Quanto ao jornal A razão só posso de uma forma positiva dar elogios, pois sou leitora assídua desde a minha adolescência. De uma forma bem simples, quero fazer meu comentário: Ele vem bombando, botando pra quebrar como diz o vulgo, mas linguagem, seja como for, é comunicação, e "quem não se comunica, se trumbica". A violência é o que mais pesa, aumenta vertiginosamente, pode ser consequência dos tempos de ditadura, tudo era censurado, não havia democracia, não havia liberdade de expressão. Mas apesar dos pesares, o Brasil avança, tem espaço para avançar, e creio que muita coisa de positivo está acontecendo, e vai continuar acontecendo. As pessoas que trabalham são de uma energia e dinamismo ímpar. Todos trabalham pelo seu engrandecimento que repercute no outro de forma positiva, mesmo que haja equívocos, é natural. Não se pode parar. Santa Maria é uma cidade estratégica, não só geograficamente, mas já é uma capital da cultura, e de uma fé religiosa, capaz das maiores virtudes e, de vencer de uma forma humana, todos os obstáculos. Mas se deve agregar os periféricos, deixar de lado, essa coisa de classes. Todos temos as mesmas necessidades: querer o melhor, desejar o melhor, fazer o bem e não olhar a quem. O jorna A Razão está de Parabéns e desejo-lhe todo o Sucesso! Que seja Vencedor!