EducaçãoPrefeituraSanta MariaSaúdeSegurança

NOVA STA MARTA. Abordagens da BM 24 horas, muro para escola e atendimento à saúde noutro bairro

BOE monta bases em escolas, creche e posto de saúde. Presença é para garantir a segurança, direito de ir e vir e a rotina normal de comércio e serviços (Foto Deivid Dutra/A Razão”
BOE monta bases em escolas, creche e posto de saúde. Presença para garantir a segurança, direito de ir e vir e rotina normal de comércio e serviços (Foto Deivid Dutra/A R)

A iniciativa, é o que desponta, foi mesmo da direção da escola municipal Adelmo Simas Genro. Ao mesmo tempo, a unidade de saúde pública também parou. Tudo por conta da violência que, enfim, ficou absolutamente clara para a comunidade do bairro Nova Santa Marta. Aliás, uma população em sua quase totalidade apenas interessada em viver bem e em paz. E que é achacada na sua dignidade e no seu direito de ir e vir.

Tudo isso explodiu na segunda-feira e provocou reuniões e decisões nesta terça-feira. O caso atingiu, pelo menos é o que se dá a entender, em operação de guerra. Duas das medidas adotadas você conhece a seguir, em material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão. Uma terceira mais parece uma rendição: o posto de saúde trocou, “provisoriamente”, de lugar, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Isso mesmo, quem PRECISAR de atendimento terá que deixar o Alto da Boa Vista e ir à Cohab Santa Marta, bairro lindeiro à Nova Santa Marta. O motivo não poderia ser mais explícito: “medida de segurança da integridade física da equipe profissional e de seus usuários, em função dos enfrentamentos entre moradores da região onde está localizada a ESF.”

Mas, então, que providências serão tomadas urgentemente? Uma delas tem a ver com a escola. E você pode conferir no texto de Fabrício Minussi, do jornal A Razão:

“…A primeira ação concreta será a construção de um muro delimitando a área do colégio e restringindo o acesso de pessoas estranhas. Mas essa foi apenas uma das resoluções tiradas no encontro realizado na manhã de terça no Centro Administrativo, e que reuniu representantes da Educação, Assistência Social, Segurança e líderes comunitários da Zona Oeste de Santa Maria.

Uma nova assembleia está marcada para esta quarta-feira, a partir das 16h30, na Escola Adelmo Simas Genro, antecedendo o retorno das aulas, que está previsto para ocorrer na quinta-feira. Na ocasião, será apresentado à comunidade um plano de ações culturais, esportivas, assistenciais e sócio-educativas que serão desenvolvidas. A ideia é montar uma espécie de força-tarefa para atacar, de maneira efetiva, o problema da violência na Nova Santa Marta na sua origem…. (Mais AQUI)

A medida de maior impacto, digamos, visual, porém, é outra. E vem da Brigada Militar. Também no texto do repórter de A Razão:

“…A ordem foi dada pelo comandante Regional da Brigada Militar (BM), coronel Vornei Mendonça, após reunião realizada na tarde de ontem, com os comandos do Policiamento Ostensivo e Batalhão de Operações Especiais (BOE). O Bairro Nova Santa Marta será monitorado 24 horas por dia, por tempo indeterminado.

A missão foi dada ao BOE, que na tarde de ontem já ocupou pontos estratégicos da localidade. Bases foram montadas em escolas, creche e posto de saúde. O objetivo é mostrar à comunidade que a BM está presente e vai garantir o direito de ir e vir de todos, ao colégio, ao trabalho, no transporte coletivo e permitir o funcionamento normal das atividades de comércio e serviços.

As abordagens a suspeitos também iniciaram. De acordo com o coronel Vornei Mendonça, suspeitos estão sendo identificados. “Vamos prender. Vai ter enfrentamento. Mas não há outro remédio. Vai ser como o gato caçando o rato. Estamos chegando com a polícia reativa, infelizmente”, afirmou o comandante Regional da BM.” (Clique AQUI, para conferir o texto original)

LEIA TAMBÉM:

“26 escolas estaduais da região têm policiais residentes”, de Alessandra Noal, no jornal A Razão (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo