CIDADE. Caminhão do Peixe volta a ofertar produção local à população de Santa Maria nesta sexta (21)

Por João Pedro Lamas / Prefeitura de Santa Maria
Nesta sexta-feira (21), o Caminhão do Peixe voltará a ofertar a produção local à população de Santa Maria. O evento de relançamento ocorrerá na Praça João Pedro Menna Barreto, mais conhecida como Praça dos Bombeiros, no Centro, a partir das 7h30min.
De acordo com o superintendente de assistência técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini, serão ofertadas, na ocasião, carpas-capim, prateadas, cabeça-grande e húngara. Os clientes poderão escolher se preferem levar o peixe inteiro, em postas (fatias) ou filetados (filés). Eventualmente, o caminhão vai ofertar, também, peixes jundiá, tilápia e traíra, entre outros.
Na segunda-feira (17), foi feito o abate experimental dos peixes junto à agroindústria certificada pela Prefeitura e credenciada junto ao Executivo Municipal. Os peixes foram entregues para o Restaurante Popular e também para alguns clientes particulares. A produção vem, principalmente, do distrito de Boca do Monte.
Novo abate ocorrerá para que os peixes ofertados na sexta-feira estejam frescos para a população.
Histórico
Desativado desde 2016, o Caminhão do Peixe só pôde voltar à operação depois que a Prefeitura de Santa Maria resolveu três entraves que impediam isso.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o primeiro deles foi com uma peça responsável pela refrigeração. Após, com a documentação. Por último, com o frigorífico responsável pelo abate.
“Agora, todos os problemas foram resolvidos. O caminhão foi consertado, a documentação está em dia, e temos um local certificado, com registro no serviço de inspeção do Município, para o abate legal. Sendo assim, temos o produtor, o local para abater e o local para a comercialização”, explicou o secretário Menna Barreto.
A produção local de peixes recebe fomento municipal dentro dos programas de incentivo da secretaria. De 2009 até 2019, a produção aumentou de 40 toneladas por ano para 200 toneladas por ano.
Antes, a produção era comercializada exclusivamente durante a Feira do Peixe Vivo, na ocasião da Semana Santa. Hoje, outros eventos recebem a oferta, e os peixes são comercializados, inclusive, para fora de Santa Maria.
O Caminhão do Peixe é mais uma possibilidade de mostrar a produção local e a fonte de renda para o produtor.
Cronograma
O Caminhão do Peixe vai circular por toda a cidade para que quem vive em todas as regiões da cidade possa experimentar a produção local. O cronograma – com dias, horários e locais – será divulgado semanalmente.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.