DestaqueEconomiaSanta Maria

CONSUMO. Procon divulga ranking de reclamações em Santa Maria ano passado. Corsan está no topo

Empresa contabiliza 371 casos. Oi (235) e Claro (194) fecham grupo campeão

Por Lenon de Paula (com arte de Gibran Carrazoni) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transparência e Controle, torna público o ranking de reclamações realizadas por consumidores ao Programa Municipal de Proteção ao Consumidor Santa Maria (Procon-SM) no ano de 2024.  Ao todo, foram formalizadas 5.377 reclamações, a maioria referente aos serviços de concessionárias de serviços públicos (água e luz), instituições financeiras e serviços de telefonia e internet. A publicidade da lista integra as atividades em defesa do consumidor no Município.

“Este ranking nos revela um cenário atípico, onde as concessionárias de água e luz figuram no topo da lista junto dos bancos e serviços de telefonia e internet. Também observamos a presença de mais de 100 reclamações de seis instituições sindicais relacionadas aos descontos indevidos de aposentados, tema que chegou ao Procon SM ainda em 2023 e que, desde então, viemos alertando o Ministério da Justiça e Segurança Pública”, destaca a coordenadora executiva do Procon-SM, auditora fiscal Marcia da Rocha. O ranking completo pode ser conferido ao final do texto.

Onde procurar atendimento

Para atendimento em Santa Maria, os consumidores que precisarem podem recorrer ao serviço de atendimento online do Procon, que recebe reclamações a qualquer hora do dia. Também é possível agendar horário no Procon-SM pelo telefone (55) 3174-1556, WhatsApp (55) 99178-3621 (somente texto) ou pelo e-mail [email protected]. Os canais atendem das 8h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira e estão disponíveis tanto para agendamento de atendimento presencial quanto para sanar dúvidas. O Procon-SM está localizado na Avenida Rio Branco, 639, Centro.

“Em caso de dúvidas antes de contratar qualquer serviço ou adquirir algum bem, é possível contatar o atendimento para obter informações. O Procon possui uma lista de sites não confiáveis, uma ferramenta pública utilizada como referência para informar os consumidores sobre sites a serem evitados”, reforça Marcia. A lista de sites não confiáveis pode ser conferida AQUI.

No atendimento presencial é obrigatório levar: documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, o consumidor pode levar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento de compras ou serviços, entre outros.  Para não residentes que adquiriram produtos ou serviços em Santa Maria, é aconselhável usar a plataforma digital consumidor.gov.br do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Procon | Ranking de Reclamações 2024

Eagle Sociedade de Crédito Direto S.A. – 15

Corsan – 371

Oi S.A. – 235

Claro S.A. – 194

Banco BMG S.A.- 145

RGE – 161

Banco Agibank S.A. – 117

Banco do Estado do Rio Grande do Sul SA – 112

Banco Pan S.A. – 109

Banco Itaú BBA S.A. – 106

Banco Santander (Brasil) S.A. – 106

Facta Financeira S.A. – 104

Caixa Econômica Federal – 100

Telefônica Brasil S.A. – 81

Yeesco Ind. e Com. de Confecções LTDA – 79

Magazine Luiza S.A. – 78

Banco Bradesco S.A. – 77

Tim S.A. – 76

Banco CSF – S.A. – 63

Lojas Quero-Quero S.A. – 58

Banco do Brasil S.A. – 56

Carrefour Com. e Ind. LTDA – 50

Nu Pagamentos S.A. – 46

Lojas Colombo S.A. – 38

Hipercard S.A. – 38

Banco Daycoval S.A. – 35

Verde Administradora S.A. – 34

Midway S.A.- 30

Lojas Riachuelo S.A. – 28

Banca Cooperativo Sicredi S.A. – 27

Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA. – 26

Luizacred S.A. – 26

Drebes & Cia LTDA – 26

Banco C6 S.A – 26

Crefisa S.A. – 24

Associação De Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos – 24

Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A. – 23

Amar Brasil Clube de Benefícios – 22

Banco C6 Consignado S.A. (Banco Ficsa S.A.) – 22

Lojas Renner S.A. – 21

Centro De Estudos Dos Benefícios Dos Aposentados e Pensionistas – 21

Serasa S.A. – 20

Mercado Livre – 20

Deltasul Utilidades LTDA – 20

Uniao Nacional Dos Aposentados e Pensionistas do Brasil – 18

Banco Itaubank S.A. – 18

Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical – 17

Mercado Pago – 17

Paraná Banco S.A. – 17

Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas – 17

Ifood.com Agência de Restaurantes Online S.A. – 16

PagSeguro Internet S.A. – 15

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo