O RETORNO. Aliados descontentes e a CPI da Kiss a caminho da desmoralização. É o que aguarda Schirmer
Ninguém sabe de Cezar Schirmer. Liberado oficialmente pela Câmara de Vereadores para deixar o país entre os dias 10 e 19, ele viajou dia 11 e, supõe-se, tenha retornado na data aprazada, amanhecendo em território brasileiro na quinta-feira, 20 – depois de périplo pela Espanha. Não foi visto publicamente na cidade até este domingo. Pelo menos não há notícia disso, no sítio da Prefeitura.
De todo modo, presume-se que o comandante do Palacete da SUCV esteja na comuna nesta segunda-feira e receba o cargo de volta do vice, José Farret, que tocou o barco na ausência do titular. E que relatório será feito a Schirmer? Dados os exemplos recentes, é improvável que o balaio de bajuladores que o cerca beeeem de perto (os mais críticos, inclusive porque não são levados muito em conta, ficam a prudente distância) lhe conte exatamente o que está ocorrendo.
Correndo o risco, o editor toma a liberdade de dizer ao prefeito o que está acontecendo (na avaliação do sítio e de muita gente mais, inclusive entre seus apoiadores, que ele não dá a mínima):
NO FRONT POLÍTICO, a coisa está feia. Com essa história de começar o mandato (ele disse, ninguém inventou) só após a reforma administrativa e, assim que aprovada, viajar, todo mundo está pê da vida. Ainda mais que os sinais oferecidos indicam que a última coisa na qual o prefeito pensa é em alisar os partidos aliados.
Nas pastas principais, até a “caçadores de talentos” está recorrendo, na busca, por enquanto infrutífera, de atrair figurões da comuna para pastas estratégicas. Mas, até aí, tudo ok. O pessoal já estava mesmo acostumado com esse estilo e grita “em silêncio”, vamos dizer assim.
A coisa está mais complicada, no entanto, prefeito, é no âmbito do legistlativo. E nem se fala naquele enrosco do aumenta-não aumenta salário. Isso o prefeito tira de letra. Sobram cargos para oferecer, e os vereadores do governo se acalmarão. Tem sido a norma, não? E nada indica que isso vai mudar.
O que está pegando, meeeesmo, é outra coisa. Sim, o problemão é a tal de CPI DA KISS. Tem uma gravação que, a qualquer momento, virá a público. Mas mesmo os pequenos trechos disponíveis, a partir do depoimento de quem ouviu (e, atenção, não é uma invenção, tanto que está na polícia, que estuda o que fazer), já são combustível suficiente para aniquilar carreiras políticas. Consequências jurídicas são improváveis. Mas a política…
Por exemplo: já se sabe de vereador(a) graúdo(a) que confessa algo do tipo: “essa CPI não pode dar em nada”. Ou “Você não sabe que, se fulano ou beltrano for convocado, vão chegar ao prefeito?”.
Atenção, pode até não ser verdade (conceda-se, sempre, o benefício da dúvida), mas dita por alguém tão influente, como não acreditar que o episódio mais triste da história da cidade, com 242 vítimas fatais e 600 feridos com sequelas ainda imensuráveis, pode acabar com uma carreira política brilhante? Essa deve ser, mais que o secretariado, a maior das preocupações do prefeito que, supõe-se, retoma as atividades nesta segunda-feira.
EM TEMPO: o editor não falou, mas há outra questão com a qual o prefeito terá que lidar. No caso, o “Arraial do Coração”, que acontece bem em frente ao Palacete da SUCV. O local já causou constrangimento por ser o mesmo em que há a vigília dos familiares das vítimas da tragédia. E é palco, também, do início das manifestações populares dos últimos dias. Há outras previstas. Uma delas para esta terça. A festa será suspensa, como aconteceu na quinta passada e será nesta, dia 27? Bem, o Arraial já é capenga, bem diferente do que se imaginava. E foi, aliás, em 2012.
E tem o afastamento do CC do meio ambiente… ele foi pela AJESM, ele teve afastamento? Qual motivo? Vai receber diária apesar de representar a AJESM?
Ele está na cidade? Tem como cortar ponto dele?
Dia 21, sexta ELE DEVERIA TER assumido, sua licença era até dia 20, quinta.
No dia seguinte ao fim da licença ele DEVERIA ter assumido, e n4ao vale argumentar que ele saiu um dia depois. Foi decisao DELE, ele nao tem o poder de mudar a licença… ele consegue fazer tudo errado…
Não é agora. O Schirmi tá viajando faz tempo
O prefeito tambem tem que explicar alem de fazer turismo com o nosso dinheiro o que ele trouxe de bom para Santa Maria, apesar de Eu, estar satisfeito com o governo dele, isso que não votei nele os que votaram então deve estar rindo de tanta felicidade, só não foram esperar na chagada com festa por não saber o dia, parabens desejo muito sucesso nas suas viajem, porque aguentar esse nosso frio não e facil, viaje para um lugar mais quente até passar este inverso.