EstadoPartidosPolítica

100 DIAS. Sartori faz balanço nesta sexta. Oposição fez a sua parte na véspera e fala em depressão no RS

Oposição parlamentar fez um balanço negativo dos primeiros 100 dias de governo
Oposição parlamentar fez um balanço negativo dos primeiros 100 dias de governo

Nesta sexta-feira completam-se os primeiros 100 dias do governo de José Ivo Sartori. O Palácio Piratini está CONVOCANDO para um ato no Centro de Treinamento da Procergs, na capital. A partir das 10 e meia da manhã, o governador vai se pronunciar e, em seguida, o Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, concede entrevista em que o assunto será exatamente o balanço do que aconteceu até aqui e, claro, projeções para o futuro.

A oposição parlamentar, representada hoje só por PT e PC do B, também fez a sua parte, mas na véspera. Nesta quinta-feira, um café da manhã reuniu deputados e dirigentes partidários, com a imprensa. O resultado você confere no material originalmente publicado no jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Marco Weissheimer, com foto de Roger Rosa (Divulgação). A seguir:

Para oposição, Sartori promove ambiente depressivo no RS

O governo Sartori está mergulhando o Rio Grande do Sul em um ambiente depressivo, com um perigoso discurso obscurantista e terrorista que apresenta um cenário de terra arrasada para justificar, em um segundo momento, a adoção de medidas de desmonte do Estado e de arrocho salarial sobre os servidores. Esse é o resumo do balanço de 100 dias do governo de José Ivo Sartori (PMDB), apresentado na manhã desta quinta-feira (9) pelas bancadas do PT e do PCdoB, durante um café da manhã com jornalistas. “Não é novidade para ninguém que o Rio Grande do Sul enfrenta há cerca de 40 anos problemas financeiros estruturais. Esses problemas repousam em dois pontos fundamentais: o déficit previdenciário, atualmente em torno de R$ 6,5 bilhões, e a dívida com a União, que consome hoje em torno de R$ 3,2 bilhões/ano. O governo Tarso Genro adotou uma estratégia para enfrentar esses dois problemas, criando a previdência dos novos servidores e negociando a reestruturação da dívida com a União. O governo Sartori, até aqui, só teve ações tímidas que não respondem às exigências do Estado”, avaliou o deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa.

O que mais causa preocupação, acrescentou Mainardi, é o discurso derrotista do atual governo. “O governador Tarso Genro, quando iniciou o seu governo, nos proibiu de ficar falando dos problemas do governo anterior e determinou que tivéssemos um discurso positivo que apontasse soluções para o presente e o futuro. O que temos agora são 100 dias de lamentação. Perdemos 100 dias”. Na mesma linha, o deputado Juliano Roso (PCdoB) afirmou que, mais preocupante do que não ter um projeto, é criar um clima de obscurantismo e terrorismo no Estado com o objetivo talvez de apresentar depois um pacote de medidas que vai prejudicar o funcionalismo e promover o desmonte do Estado. “O que vimos até aqui é um governo de muitas frases de efeito, de filosofia barata e de pouca ação”, disse Roso. A deputada Miriam Marroni (PT) emendou: “Não conheço nenhum governador que fale tão mal de seu Estado como Sartori. Essa postura afugenta quem pensa em investir no Rio Grande do Sul”.

“Não vamos aumentar a arrecadação cortando horas extras de brigadianos”

Para o presidente do PT gaúcho, Ary Vanazzi, o governo Sartori tem um projeto estratégico: adotar um discurso catastrofista para promover o desmonte do Estado. A líder da bancada do PC do B na Assembleia, deputada Manuela d’Ávila, também criticou o tom do discurso do novo governo. Para ela, o governador Sartori vem promovendo um clima de pessimismo militante e um ambiente depressivo que prejudicam o Estado. “Nós não vamos aumentar a arrecadação do Estado cortando horas extras dos brigadianos. A saída para a crise financeira do Estado é política e exige protagonismo político e capacidade de articulação política”, defendeu…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo