CONSUMIDOR. Procon recebeu 22 mil consultas no ano passado. E 3,5 mil empresas foram reclamadas
Ainda que com atraso – a relação, uma obrigatoriedade prevista na legislação, normalmente é feita em janeiro -, foi divulgado hoje um relatório do Procon/Santa Maria, com informações acerca da atividade do órgão no ano passado.
Fica-se sabendo, por exemplo, que em 2014 houve 22.038 atendimentos de consumidores, fosse no balcão, por telefone ou e-mail. Destes, tornaram-se reclamações formalizadas nada menos que 3.470. Um número, por sinal, inferior ao registrado no ano anterior.
São responsáveis pelo trabalho divulgado as acadêmicas de Direito da Unifra, Beatriz Moro de Azevedo Gomes e Bruna de Lima Bordignon, supervisionadas pelo professor Vitor Hugo do Amaral Ferreira, dentro do projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão Educação para o Consumo, do Centro Universitário Franciscano.
E sabe aquelas empresas sobre as quais você mais ouve reclamações? Sim, as operadoras de telefonia e televisão por assinatura? Pois é, são elas mesmas que ponteiam a relação completa divulgada no relatório. Ah, entre as campeãs não há uma só com sede em Santa Maria. Olha só as 15 primeiras:
Oi – Brasil Telecon – 358 reclamações formalizadas
Vivo – 157
GVT – 142
Claro – 138
Carrefour – 89
Magazine Luiza – 88
CCE – 87
Net – 77
Big – 73
Sky – 70
Deltasul – 69
Lojas Colombo – 64
AES Sul – 51
Samsung – 50…
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