Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, paralisação dos docentes e técnicos da UFSM e o que poderá vir por ai

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 8 de abril, no jornal A Razão:

Primeiro dia, ontem, do protesto dos servidores da UFSM: teste para o futuro próximo
Primeiro dia, ontem, do protesto dos servidores da UFSM: teste para o futuro próximo

O “test-drive” para uma possível greve

Que se diga: ninguém duvida da legitimidade, menos ainda da justeza, das reivindicações dos trabalhadores. Que querem, e se está falando aqui especificamente dos servidores federais e, particularmente, dos docentes e técnico-administrativos das Universidades, entre outras reivindicações, 27,3% de reajuste salarial.

Agora, a questão do método. Isto é, o que fazer para alcançar o objetivo ou, no mínimo, parte digna dele. Uma das opções, e não raro a primeira, é a greve por tempo indeterminado. Já foi utilizada, com variados graus de sucesso ou não, nem faz tanto. Mas, e agora, é o caso?

Pois, pensa o colunista, exatamente para responder a essa pergunta, os servidores estão se testando. Como? Para ficar só em Santa Maria, paralisando o trabalho por um dia (docentes) ou três (técnico-administrativos).

A adesão (ou não) determinará a posição local diante das lideranças nacionais dos servidores. Aguardemos.

E AQUI?

FABIANO E A SAÍDA  DE PEPE DO GOVERNO

A saída de Pepe Vargas do ministério de Dilma Rousseff fará com que o caxiense reassuma o mandato de deputado federal e faça retornar ao Estado o suplente (em exercício) Fernando Marroni. E deixa o santa-mariense Fabiano Pereira na quarta suplência do PT gaúcho. Isso, perguntam uns, torcem outros e entristecem terceiros, pode ser outra fresta aberta para o PDT receber mais um ilustre filiado.

DESCONFORTO

LÍDER EMPRESARIAL E A CHORADEIRA

“A ‘choradeira’ não pode fazer com que aceitemos de braços cruzados e concordemos com tudo”. As palavras, textuais, são de um líder empresarial da cidade, inconformado com os primeiros meses do governo José Ivo Sartori – que ele apóia.

CÂMARA

MAIS UMA SEMANA DE EXPECTATIVA

Com a renovação do atestado por mais sete dias, frustra-se a vontade de muitos, inclusive vereadores, de ouvir a palavra de João Carlos Maciel, na tribuna do Parlamento da comuna. Agora, pergunta este colunista: o que o povo espera, além de uma óbvia manifestação (aliás já feita publicamente) de inocência? Convenhamos…

PSB

SIM, HÁ CRISE. MAIS GENTE SE AFASTA

Embora o esforço perceptível para dar conta do oposto, é fato que o PSB enfrenta crise interna. Talvez menos grave do que se imagina, mas ainda assim, crise. Ex-dirigente Paulo Ritta, por exemplo, é um dos que se afastou, entre outras razões, porque a sigla “não promove mais atividades de formação política”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tem uma estrofe estirpada do hino do RS que começava assim "Entre nós reviva Atenas…". Pois é.
    E o Gringo ainda vai ter que ouvir do PT que a saída é negociar com o governo federal que não tem grana para oferecer mesmo que quisesse, aumentar impostos e aumentar a dívida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo