LUNETA ELETRÔNICA. Pepe e Temer, Pozzobom, Valdeci, PTB/DEM, Câmara/D. Helio, Wilson Bueno…
* Consumou-se, nessa terça-feira, uma importante movimentação no ministério de Dilma Rousseff. E que, provavelmente, terá grande repercussão no futuro imediato.
* O que se cogitava já no dia anterior, houve a mudança na articulação política do Palácio do Planalto junto ao Congresso Nacional – com a saída do deputado gaúcho Pepe Vargas, da pasta de Relações Institucionais.
* A surpresa ficou mesmo com o substituto. Será o próprio Vice-Presidente da República, Michel Temer. É o PMDB com seu principal nome nessa função.
* Quanto a Pepe Vargas, será agora o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, de onde sai Ideli Salvati. Ela, provavelmente, seja aproveitada em outra função no governo. Seu nome era dado como certo para a direção da Empresa de Correios e Telégrafos.
* Como efeito colateral das mudanças fica a permanência do suplente Fernando Marroni (PT/RS), que deixaria o mandato de deputado, se Pepe voltasse à Câmara.
* O deputado Valdeci Oliveira vai ocupar nesta quarta o espaço do Grande Expediente da Assembleia. Vai falar e discutir sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), aproveitando a passagem do Dia Mundial da Saúde.
* No discurso, segundo sua assessoria, o parlamentar vai recuperar a trajetória do SUS no Estado, os avanços ao longo dos anos e os desafios para o próximo período.
* “Se queremos uma saúde mais acessível e mais qualificada, temos de fortalecer o SUS e não enfraquecê-lo”, adianta Valdeci, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.
* Entre os temas que serão abordados estarão, também, o Programa Mais Médicos, a aplicação dos 12% da receita estadual na saúde e a política de regionalização do setor.
* A Executiva Nacional do DEM decidiu nesta terça, por 21 votos a 4, continuar negociando com o PTB a fusão das duas siglas. A informação foi divulgada pelo presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN).
* Diz Agripino: com a fusão, “por acordo entre os dois partidos, serão mantidos na Câmara e no Senado os atuais líderes Mendonça Filho (PE) e Ronaldo Caiado (GO)”.
* As lideranças regionais do novo partido ainda estão sendo negociadas. Segundo líderes das duas legendas, há a possibilidade de que a futura presidenta da nova sigla seja a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson.
* O líder da Bancada do PSDB na Assembleia, Jorge Pozzobom, participou na tarde desta terça, da primeira reunião da Comissão Especial da Aviação Civil Regional.
* Na ocasião foi aprovada a realização de audiências públicas em mais de uma dezena de municípios do interior do Estado, entre eles Santa Maria. Até agosto, a comissão buscará encontrar alternativas para melhorar a qualidade da infraestrutura aeroportuária.
* Também estão na lista de prioridade a expansão de linhas aéreas e a criação políticas públicas visando a isonomia tributária com os países do Conesul.
* “Santa Maria, diz Pozzobom, é um grande exemplo de aviação regional. E não podemos esquecer que o nosso grande problema é a viabilidade econômica. A população não tem capacidade de suportar passagens muito caras. É o nosso principal desafio”, afirmou.
* O presidente da Câmra, Sergio Cechin, recebeu a visita do Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert e do assessor Marcos Friedrich, nesta terça-feira (7).
* No Gabinete da Presidência, conversaram sobre a importância da união do poder público e da igreja, buscando sempre prestar serviços à população. Durante o encontro, o vereador presenteou o arcebispo com três obras literárias de escritores santa-marienses.
* A Administração Central da UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), entregou na manhã desta terça, mais um apartamento para estudantes indígenas.
* Situado no bloco 54, o apartamento passou por reformas e pintura e disponibiliza mais seis vagas. O acadêmico de Direito Gilmar Bento, que recebeu as chaves do apartamento da pró-reitora adjunta, Jane Dalla Corte, será um dos moradores.
* Em março, outro apartamento, também com seis vagas, já havia sido entregue. Assim, já são 36 vagas (seis apartamentos) para os estudantes indígenas na UFSM.
* A quantidade será suficiente para atender a demanda, considerando mais oito indígenas que ingressarão no segundo semestre. Jane destaca que, com mais este apartamento, consolida-se o compromisso da atual gestão da UFSM de valorizar os estudantes indígenas.
* O Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional da UFSM promove, nesta quinta-feira, 12h, a primeira edição do “Almoço com Conhecimento”.
* No evento, que tem como objetivo o contato entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais da Comunicação com grandes nomes, é Wilson da Costa Bueno quem protagoniza a primeira edição.
* Bueno é Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, jornalista e tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP), além de especialização em Comunicação Rural.
* As suas principais searas de atuação são Comunicação Empresarial e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental, em Saúde e em Agribusiness). O convidado é, ainda, editor de oito (08) sites temáticos em Comunicação/Jornalismo.
PMDB é um partido estadualizado, como quase todos no país. Temer tem trânsito fácil no partido e no Congresso. Repercussões ainda a serem vistas. O busílis é que o primeiro nome era Eliseu Padilha. Ficou com um ministério com orçamento duvidoso.
E para o pessoal do "agora vai" não ficar muito contente, a situação da economia ainda não parou de ficar pior.
Independentemente do partido, este pessoal do "agora vai" parece meio "bobo alegre".