Petismo. Dirigentes deflagram disputa por presidência do PT e nome para a sucessão de Lula
Nem bem encerrou o congresso nacional da sigla e os petistas já estão inteiramente envolvidos em duas disputas internas. E das fortes, como é hábito no Partido dos Trabalhadores.
Uma é a que tem como prazo derradeiro a primeira quinzena de dezembro – no dia 2, primeiro, e 16, segundo turno. Antes que o ano termine, os seus filiados escolherão o novo presidente da sigla.
Outra é de longo prazo: quem representará o PT na sucessão de Lula, na medida em que parece pouco provável que o petismo não coloque um nome para concorrer, mesmo que dialogue com os partidos aliados.
Surgem, e nem poderia ser diferente, dados os prazos para inscrição de candidaturas, os primeiros nomes que podem aspirar à presidência petista. Dois gaúchos, inclusive, são citados: Henrique Fontana e Olívio Dutra. Um ou outro teria o apoio das principais lideranças partidárias da província de São Pedro.
Ricardo Berzoini tem dito que não concorrerá. Mas ninguém pode, hoje, garantir isso. Antonio Pallocci, ele mesmo, também é lembrado. E Walter Tomar, que já concorreu no pleito interno anterior, vai de novo para a disputa.
Já a discussão em torno do nome do PT para concorrer à sucessão de Lula, cá entre nós, é muito mais especulação midiática do que, propriamente, a colocação de alguns deles sobre a mesa. Até porque, os que querem não dirão agora, sob o risco de serem prematuramente queimados. É o caso de Dilma Rousseff, por exemplo, para muitos o nome de Lula. É? Talvez. Quem sabe.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem Derrotas de direção atual abrem disputa no PT, na Folha de São Paulo.
Leia também a reportagem Para Berzoini, candidato próprio em 2010 precisa de apoio de aliados, na Folha Online.
Trata de assunto correlato, mas vale a pena conferir também a nota Front da sucessão presidencial sem novidades, de Etevaldo Dias.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.