EconomiaNegóciosSanta Maria

NEGÓCIOS. Metal-mecânicos irão a Hannover. Polo de Defesa terá um estande em Feira no Rio de Janeiro

Vista geral de um dos pavilhões da Feira de Hannover de 2013. Grupo daqui vai lá
Vista geral de um dos pavilhões da Feira de Hannover de 2013. Grupo daqui vai lá

Por MARCOS FONSECA

Novas perspectivas de negócios podem surgir aqui mesmo, no Brasil, ou do outro lado do Atlântico. Para saber, só indo ao encontro das oportunidades. É isso que empresários de Santa Maria irão fazer na semana que vem. Dois grupos distintos de empreendedores da cidade e da região embarcam nos próximos dias para destinos diferentes no planeta, mas com objetivos semelhantes: conhecer o que de mais moderno existe no mundo em termos de tecnologia para a indústria da defesa e do setor metal-mecânico.

A primeira comitiva deixará o Coração do Estado nesta sexta-feira, 10. Onze empresários do setor metal-mecânico da Região Central partirão para a cidade de Hannover, na Alemanha, onde na semana que vem ocorre a Feira de Hannover 2015. Trata-se de um dos maiores e mais importantes eventos da indústria internacional.

A comitiva regional integra a APL Metal Centro, entidade que reúne 52 empresas do setor metal-mecânico da região e emprega cerca de 2,5 mil pessoas. Esses empresários, que antes atuavam separadamente, resolveram se unir em 2013 para criar um Arranjo Produtivo Local (APL), iniciativa que prevê a união de empresas de um mesmo setor para somar forças e crescer.

Agora que estão reunidos em um APL, donos de fábricas de implementos agrícolas, elevadores e serralherias irão conhecer as novas tecnologias do setor exibidas em Hannover. A viagem é pioneira para esses empresários. Embora santa-marienses já tenham visitado a feira alemã em outros anos, será a primeira vez que uma comitiva de um setor específico estará presente no evento mundial. “É uma feira que sempre tem novidade em tecnologia, que antecipa o que se terá daqui 15 ou 20 anos”, afirma Julio Kirchhof, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae). Conforme Kirchhof, a finalidade da viagem é “abrir cabeças” para ajudar os empresários locais a enxergar o que as indústrias estão produzindo em outros países.

“A ideia principal da missão é fazer com que os empresários abram seus horizontes para novos negócios, novas tecnologias”, acrescenta o gestor do APL Metal Centro, Alessander Pavanello. Ele conta que o APL e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) bancaram R$ 45 mil para as despesas com as passagens aéreas, a fim de incentivar a ida da comitiva à Alemanha.

A Feira de Hannover ocorrerá entre segunda, 13, e sexta-feira, 17 de abril, na cidade de mais de 500 mil habitantes. Ao final do evento, os 11 empresários visitarão indústrias de Munique, importante metrópole da região da Baviera com 1,3 milhão de habitantes – porte semelhante ao de Porto Alegre. Munique é sede de grandes indústrias de fama internacional, como as montadoras de veículos BMW e MAN e a Siemens, um dos maiores grupos de automação do mundo. A missão retornará ao Brasil no dia 21.

Veículos militares em exposição na Feira Internacional de Defesa e Segurança em 2013
Veículos militares em exposição na Feira Internacional de Defesa e Segurança em 2013

Adesm terá estande pela primeira vez na Feira de Defesa

Enquanto um grupo de empresários da região estará em busca das novidades do lado de lá do Atlântico, outros empreendedores locais estarão participando, na mesma semana, da Feira Internacional de Defesa e Segurança (LAAD), no Rio de Janeiro. O evento bianual ocorre no Riocentro de terça, 14, a sexta-feira, 17.

Na edição 2015, a LAAD contará pela primeira vez de um estande santa-mariense, organizado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). A presença da agência no Rio será importantes para mostrar o Polo de Defesa criado em 2014 no município. Conforme o superintendente executivo da Adesm, Diogo De Gregori, a intenção é prospectar investimentos para o polo local.

A LAAD já é conhecida dos santa-marienses. Na edição de 2011, lá estiveram o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e a direção da montadora de blindados alemã KMW, que na época anunciava seus planos para implantação de sua primeira fábrica na América Latina. A unidade, que deve ser inaugurada nos próximos meses no Distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, é um dos principais pilares do Polo de Defesa em formação no Centro do Rio Grande do Sul.

Na Feira de Defesa estarão reunidos dezenas de expositores internacionais, com novidades que podem render frutos ao jovem polo gaúcho. É o caso, por exemplo, da representação da Nova Zelândia, que participará pela primeira vez do evento no Brasil. O país da Oceania reúne mais de 250 empresas do setor de segurança, com atuação nas áreas de tecnologia inteligente, GPS, telecomunicações e aviação.

AS FEIRAS INTERNACIONAIS

O quê: LAAD Defense & Security 2015 – Feira Internacional de Defesa e Segurança

Quando: 14 a 17 de abril

Local: Riocentro, no Rio de Janeiro

Site do evento: www.laadexpo.com.br/2015

O quê: Hannover Messe 2015 – Feira Industrial de Hannover

Quando: 13 a 17 de abril

Local: Hannover, na Alemanha

Site do evento: www.hannovermesse.de

OBSERVAÇÃO: as fotos que ilustram essa reportagem são de divulgação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo