RegiãoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Levantamento de secretários municipais diz que são 15,6 mil pacientes da região na fila do SUS

Serviços de oftalmologia lideram a lista de espera. Em Santa Maria e na região
Serviços de oftalmologia lideram a lista de espera. Em Santa Maria e na região

O jornal A Razão está divulgando mais uma parte de material que obteve, com exclusividade, acerca da situação do Sistema Único de Saúde na região, na ótica dos secretários municipais, instados a fazer um levantamento para as autoridades estaduais do setor.

É, talvez pela primeira vez, o dimensionamento numerico da situação, na ótica das comunas, e que servem de base para muita análise e, espera-se, soluções. Além de mais de 33 mil atendimentos esperando, há pacientes em número suficiente para preencher uma pequena cidade: 15,6 mil aguardando pelo Sistema Único de Saúde.

Esses números serão entregues à Coordenadoria Regional de Saúde, que os analisará e encaminhará. Afinal, a solução é necessária. Vale, mesmo, conferir o material disponível na versão online do jornal.A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de Reprodução. A seguir:

Mais de 15 mil pacientes aguardam na fila do SUS em Santa Maria

…Exatamente 15.672 pacientes aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem atendidos em alguma especialidade, incluindo cirurgias, em Santa Maria. O número consta no levantamento realizado pela Coordenadoria de Secretarias Municipais da Associação dos Municípios da Região Centro (AM/Centro), finalizado na semana passada. O estudo, solicitado pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), aponta a demanda reprimida dos 32 municípios da região. onde 33.552 pessoas aguardam na fila para serem atendidos.

Só na espera por atendimento oftalmológico, são 4.382 pacientes. Em segundo lugar está o atendimento em neurologia, com demanda reprimida de 3.025 pacientes. Em seguida surgem as especialidades de otorrinologia e cardiologia, com 2.064 e 1.204 pacientes na lista de espera, respectivamente. A titular da 4ª CRS, Lenir Rosa, disse que nesta quarta-feira reunirá a equipe técnica da coordenadoria para analisar os números levantados e que foram disponibilizados, ontem, por A Razão.

VIAGEM MAIS LONGA

O presidente da AM-Centro conta que atualmente os municípios optam por enviar pacientes até Porto Alegre em busca de tratamentos e cirurgias. Ele diz que quando o paciente procura atendimento em Santa Maria, são muitos os retornos até que o processo seja concluído. “Em Porto Alegre o paciente vai quatro ou cinco vezes e, dependendo da situação, já faz a cirurgia. Em Santa Maria, o paciente retorna 20, às vezes 30 vezes, e não consegue finalizar o atendimento. Preferimos que as pessoas façam a viagem mais longa, pois sabemos que o processo encerrará mais rápido e o paciente vai sair da lista de espera”, argumenta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo