Foi só a primeira. Mídia (paulista, especialmente) tentou desmoralizar Dilma, diz Ciro Gomes
O deputado federal Ciro Gomes, do PSB, um dos principais nomes a ser colocados no cenário da sucessão de Lula, esteve no Rio Grande do Sul desde quinta-feira. E nesta segunda, deu entrevista à Rádio Gaúcha. A propósito, leia o que escreveu, na sua página na internet, a jornalista Rosane Oliveira. Lá no final, o meu comentário. Confira:
Complô contra Dilma
. Desde sexta-feira no Estado em uma maratona política para cumprir a agenda de campanha para 2010, o ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) não esconde a admiração pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
– Uma pessoa capaz, inteligente e muito decente – foram alguns dos atributos citados por Ciro em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
Os elogios fizeram parte da afirmação de Ciro sobre o suposto envolvimento de Dilma no caso da elaboração de um dossiê com dados de despesas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para ele, houve uma tentativa de desmoralização da ministra, por parte da imprensa paulista, para evitar uma possível candidatura em 2010.
– Há um movimento dessa máquina clandestina que tem o epicentro em São Paulo, da imprensa de São Paulo, para tentar difamar de maneira a não deixar que essa pessoa se apresente para o verdadeiro julgamento popular – disse.
O cearense também criticou o governo:
– A Casa Civil hospeda as informações de gastos do governo e aí não há escândalo de corrupção, o que há são evidências das mordomias do poder brasileiro que choca a opinião pública ao saber que alguém pagou uma hospedagem em hotel com o cartão corporativo. Eu não gosto desse tipo de frouxidão moral que infelizmente existe no Brasil – afirmou.
Ciro acredita na suspeita de que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) possa ter vazado o dossiê com informações de gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para a imprensa.
– A revista Veja, que normalmente é a ponta de lança destas divulgações difamatórias, denuncia um dossiê. Quem entregou essas informações para a revista? Já está esclarecido, foi o senador Álvaro Dias, um radicalizado opositor do governo Lula.
COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: a parte eventuais crimes que tenham sido cometidos, e o tucano Álvaro Dias, conforme Ciro, é autor de pelo menos um, o diagnóstico do deputado cearense é preciso. E Dilma Rousseff, que aparentemente não está nem aí para a campanha da mídia grandona, é apenas a primeira. Outra seria, se outro fosse o (aparentemente) ungido por Lula como seu potencial candidato. Quer dizer: melhor ficar preparado para outras campanhas de desmoralização. Elas virão, com certeza.
EM TEMPO: gosto de Dilma. Mas não sei se ela seria a minha candidata a Presidente da República. Há gente boa, muito boa, dentro e fora do governo. Isto é. No poder e na oposição. Melhor esperar, portanto. Isso eu e a opinião pública. Já a opinião publicada segue outras normas, que não as da população. Deve ser por isso que, ultimamente, só tem se quebrado.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas publicadas pela jornalista Rosane de Oliveira, de Zero Hora e da Rádio Gaúcha.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.