Câmara de VereadoresPrefeituraTrânsitoTransporte

CIDADE. Plano de Mobilidade Urbana já é lei. Mas Schirmer veta emenda que limitava ação do Executivo

Essa é a emenda modificativa vetada pelo prefeito, no Plano de Mobilidade Urbana
Essa é a emenda modificativa vetada pelo prefeito, no Plano de Mobilidade Urbana

Como este editor antecipou, em nota PUBLICADA  na madrugada passada, a emenda modificativa Número 1, aposta ao projeto de Plano Diretor de Mobilidade Urbana aprovado pela Câmara, tinha grandes chances de ser vetada pelo prefeito Cezar Schirmer. E foi. O Palacete da SUCV anunciou agora à tardinha que a PMU foi sancionado, exatamente com esse veto.

Na verdade, a emenda limita qualquer ação do Executivo, ao obrigar a Administração a submeter à Câmara, precedida de estudo técnido do Instituto de Planejamento, toda e qualquer medida que fosse tomada em relação ao centro da cidade e ao transporte coletivo.

Cezar Schirmer conversou hoje com os vereadores para articular uma nova redação à emenda
Cezar Schirmer conversou hoje com os vereadores para articular uma nova redação à emenda

Agora, o veto será apreciado pelos vereadores, que podem mantê-lo ou não. De todo modo, hoje à tarde, quando esteve no Legislativo (leia matéria específica, mais tarde), Schirmer já papeou com edis, tentando negociar um texto alternativo. Sobre isso e mais detalhes, vale conferir o material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão. O texto é de Fabrício Minussi, com foto de Deivid Dutra. A seguir:

Prefeito sanciona Plano Diretor de Mobilidade Urbana com um veto

O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) sancionou no final da tarde desta terça-feira o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU), com veto a uma das cinco emendas aditivas incorporadas pelos vereadores, quando da aprovação do documento, na semana passada. O PDMU irá nortear as ações e políticas de trânsito e mobilidade para os próximos anos na cidade. A emenda vetada estabelece que “todos os projetos de Mobilidade Urbana referentes à Zona 2 do PDDUA e ao Sistema de Transporte Coletivo Municipal, excetuando-se a linha troncal Leste-Oeste, já projetada; deverão ser submetidos à Câmara de Vereadores, acompanhados de parecer técnico do Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN), para sua aprovação”.

Antes de realizar a sua manifestação na Tribuna Legislativa, nesta terça-feira, Schirmer esteve reunido com os vereadores para acertar a formatação de um texto mais preciso e específico a cerca da preocupação dos parlamentares quanto ao tema. O PDMU sancionado será encaminhado ao Legislativo para apreciação nesta quarta-feira. Os vereadores podem derrubar o veto do prefeito. Com o Plano Diretor aprovado a Prefeitura pode avançar, também, na liberação de mais de R$ 180 milhões por parte do governo federal para a implantação do projeto do BRT na cidade.

Dentro do Plano Diretor de Mobilidade Urbana estão previstas ações que viabilizam o transporte coletivo e de uso particular. Entre eles, a criação da Via Troncal – via principal que liga diferentes regiões – que fará a união das extensões Leste e Oeste…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Vereadores derrubam o veto e a prefeitura deve questionar a constitucionalidade do dispositivo. Cria atribuição para a CV sem fundamento na CF e fere o princípio de separação dos poderes.
    Muitos não notaram o impacto do BRT na cidade. Já existem construções novas no percurso. A linha Campus deve ser extinta e o DCE aparentemente não se coçou para descobrir como os estudantes chegarão até às estações, se o transporte vai ser integrado, se serão duas passagens, custo. Vai demorar? Vai. Mas como diria o Conselheiro Acácio, as consequencias sempre vêm depois.

  2. Parabéns Vereadores

    Atenderam a pressão da Caixa Econômica Federal e onde voces poderiam ajudar, definir e participar da Mobilidade Urbana o Schirmer tira de vocês.
    Parabéns pela pressa e pouco envolvimento tempo de análise e pela falta de audiências públicas.
    Agora vamos esperar este BRT que TEM, que DEVE, chegar, afinal algume empenhou a palavra ao trio de vereadores que confiou na pressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo