Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, o significado da reunião da tríade petista e consequências para 2016

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição deste quarta, 13 de maio, no jornal A Razão:

Os três, nos corredores da Câmara. E na campanha? (foto Ricardo Lopes/Divulgação)
Os três, nos corredores da Câmara. E na campanha? (foto Ricardo Lopes/Divulgação)

A costura para uma possível união petista

Desunião política de tanto tempo, coisa de uma década pelo menos, certamente não se resolve num encontro único. Assim, talvez seja prudente esperar. No entanto, os maiores líderes do PT santa-mariense talvez tenham experimentado o ditado “a dor ensina a gemer” e perceberam que alguma coisa precisava ser feita. No caso, a distensão dos ânimos belicosos.

Aí estaria a origem, segundo fontes do colunista, para o a reunião, no planalto central, e no gabinete do que tem maior cacife interno, Paulo Pimenta, com a presença do deputado estadual e ex-prefeito Valdeci Oliveira, e do ex-deputado, ex-secretário e atual suplente de deputado federal, Fabiano Pereira.

Isso significará a unidade do petismo para 2016? Ninguém ousa garantir isso, nesse momento. Mas, aparentemente, há a disposição de seguir em frente. E os três juntos. Os detalhes? Esses ficam para depois. Inclusive a definição do nome do candidato a prefeito no próximo ano. Pooois é.

O(A) CONTROLADOR(A)

O Palacete da SUCV confirmou o que a coluna antecipou segunda-feira: Ony Lacerda acumula a Controladoria Geral da Prefeitura no lugar de Luiz Felipe Barros, que deixou o cargo já faz duas semanas. Juliana Brasil Vedovotto segue como Controladora Adjunta. O que não foi dito (mas o leitor deste espaço já sabe) é que, inclusive por uma questão de tempo, a Controladoria será, digamos, monitorada pela Procuradora Anny Desconzi.

E OS “BATEDORES”?

Com a permanência de Fabiano Pereira no PT, um militante perguntou ao colunista: “e os petistas que saíram antes, e eram ligados ao suplente de deputado federal, voltarão ao Partido?”. Resposta claudemiriana: nããão sei!

HOJE SÃO 42.041

Os quatro municípios da região que farão o recadastramento eleitoral, segundo dados atualizados do TSE, têm, somados, 42.041 eleitores. A saber: Nova Palma (5.286), Faxinal do Soturno (5.705), São Pedro do Sul (13.748) e Tupanciretã (17.302). É mais uma boa oportunidade para testar o que vem acontecendo em todos os municípios que passaram por esse processo. Como regra, tem havido uma redução média superior a 10% no eleitorado registrado.

AMANHÃ, QUANTOS?

Processo de recadastramento, que refletirá já na eleição de 2016, tende a significar, na média, que essas comunas do centro gaúcho poderão ter o número de eleitores reduzidos a menos de 48 mil. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Trio parada dura.
    Relatório da reforma eleitoral correndo na Câmara prevê mandato de dois anos para o próximo prefeito. Vai que passa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo