Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na edição deste sábado, o ano que resta até as convenções partidárias. E quantos concorrem?

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição deste sábado, 30 de maio, no jornal A Razão:

Candidatos a prefeito? Três partidos terão, com certeza. E o restante? (foto Reprodução)
Candidatos a prefeito? Três partidos terão, com certeza. E o restante? (foto Reprodução)

Daqui a um ano, convenções. E daí?

É muito improvável que isso mude. Isto é, o período de convenções para escolha de candidatos será mesmo em junho. Daqui a um ano. O que isso significa? Simples: em muito menos tempo que isso, os candidatos serão conhecidos. Nem todos, claro, porque há sempre a definição de última hora. Mas não é a regra.

Mais: é bastante provável que se entre em 2016 com pelo menos o quadro principal definido, com as agremiações verdadeiramente protagonistas buscando ampliar apoios – dentro e fora da política – de maneira a concorrer com algumas chances.

Em Santa Maria, objetivamente, é possível garantir com 100% de certeza que PSDB, PSOL e PT terão candidatos a prefeito. PDT, muito provavelmente. PMDB e PP gostariam de ter. E o restante… Bem, aí só no sonho (ou delírio?) de algumas lideranças. Aliás, só haverá mais candidatos se forem mesmo proibidas as alianças proporcionais. Do contrário, é o que você leu. E mais (quase) nada.

QUE BOM SE FOSSE…

A ideia era bem outra. É natural que pedetistas (de todos os tamanhos) de Santa Maria neguem. Mas um deles chegou a dizer ao colunista, nem faz tanto, que seria exatamente este o sábado da festa com Fabiano Pereira, oriundo do PT e possível candidato na chapa majoritária, a grande contratação política do partido fundado pelo Dr Leonel.

…POSSÍVEL ESQUECER

O fato é que o Seminário que acontece hoje na boca do monte serve, diante da necessidade de esquecer Fabiano (que ficou mesmo no PT), para recolocar o PDT na sua realidade. Não é pequeno, longe disso. Mas para ser grande terá que avançar. Como? Bueno, o encontro pode significar o início da resposta. Ou não.

MAIORIA SILENCIOSA

Não é fácil. Até pode ser difícil, doloroso mesmo. No entanto, se as lideranças sindicais não atentarem mais para aquela que, outrora, era chamada de maioria silenciosa, pode enfrentar outras derrotas – como a que a direção da Sedufsm teve, esta semana, ao ver derrotada sua proposta de greve dos docentes da UFSM. Ah, onde se mobiliza esse grupo até agora esquecido? Sim, nas redes sociais.

POZZOBOM E QUEM?

Jorge Pozzobom é, sim, candidato a presidente estadual do PSDB. Só o que não se sabe, ainda, é se será mesmo Nelson Marchezan Júnior o seu oponente. Há gente trabalhando por um terceiro nome. Que pode ser o da também deputada Zilá Breitenbach. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo