CIDADANIA. Ministra da Igualdade Racial assina, na AL, acordo de cooperação com governo do Rio Grande
Os signatários foram a ministra da Igualdade Racial, Nilma Gomes, e o secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha. Presentes ao ato, hoje, no parlamento gaúcho, palco da assinatura do acordo de cooperação, militantes sociais e integrantes da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo, coordenada pelo santa-mariense Valdeci Oliveira.
Mas, o que é mesmo esse acordo, e o que mais fez a ministra no Estado, onde fica até amanhã? Confira no material produzido pela assessoria de imprensa do parlamentar santa-mariense. O texto e a foto são de Tiago Machado. A seguir:
“Ministra fortalece combate ao racismo no Rio Grande do Sul
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Nilma Gomes, foi a Assembleia Legislativa, nesta terça (9), em Porto Alegre, para ampliar as ações de enfrentamento à discriminação no Rio Grande do Sul. Ao lado do coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo, deputado Valdeci Oliveira (PT), do secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha, e de diversas lideranças dos movimentos sociais, Nilma assinou acordo de cooperação para execução da Lei 10.639/2003, a qual incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
A ministra também recebeu de Valdeci um relatório das ações desempenhadas pela Frente Parlamentar desde março de 2014, quando foi criada no Parlamento Gaúcho. “Enfrentamos resistências e até preconceito por criar a Frente contra o Racismo. Mesmo assim, não recuamos e criamos um espaço de resistência, integrado por diversos grupos e entidades, ao avanço da discriminação. A efetivação da Lei 10.639 é uma prioridade para nós. Essa legislação não pode ficar apenas no papel”, afirmou Valdeci.
Nilma afirmou que a SEPPIR é parceira de todas as instituições que realizem trabalhos para superação do racismo. Ela afirmou que a prioridade do ministério, em 2015, é a execução do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “O governo federal disponibiliza recursos para seminários, capacitação de gestores públicos e para ações contra o racismo. Estamos percorrendo o Brasil para convocar os estados e municípios a aderirem ao Sistema”, afirmou.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.