CONSUMIDOR. Uma cartilha simplesinha, mas bem eficiente, sai dos bancos do curso de Direito da UFSM

A ideia é fazer com que o trabalho feito em sala de aula, por uma disciplina específica, se transforme num projeto do próprio Curso de Direito da UFSM. E, assim, poderá circular num ambiente bem maior, exatamente o público a que se destina: o consumidor.
Trata-se da cartilha “Tira Dúvidas”, um trabalho conjunto realizado pela disciplina “Direito do Consumidor”, com a professor Letícia Thomasi Jahnke. Mas, e como tudo isso aconteceu? Vale conferir o material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. O texto é de Eduardo Molinar. Acompanhe:
“Alunos elaboram cartilhas sobre direitos do consumidor
Uma disciplina teórica, aulas expositivas, e alunos não muito atentos ao conteúdo. Quem nunca passou por essa situação? Para evitar coisas desse tipo, a professora Letícia Thomasi Jahnke, da disciplina Direito do Consumidor, do curso de Direito da UFSM, resolveu modificar a estrutura da aula, avaliando seus alunos por meio de um mini projeto: uma cartilha tira-dúvidas sobre os direitos do consumidor.
O resultado foi excelente, pois os alunos realmente aderiram à ideia. Buscando usar uma linguagem simples, a criação das cartilhas ficou a cargo dos estudantes. O único pedido da professora Letícia foi que não ultrapassassem o limite de uma folha A4, para não se tornar uma leitura maçante.
“Pensamos em trazer dicas práticas do dia a dia, que as pessoas podem usar no comércio quando se depararem com cobranças abusivas”, conta a estudante Helena de Franceschi, do 5º semestre.
“Na nossa cartilha usamos frases chamativas que são usuais para que o consumidor se identifique de pronto com as frases, e leia a informação para conhecer seus direitos”, completa Camila Dossin, outra aluna envolvida no projeto.
Após uma pesquisa preliminar de problemas que geralmente ocorrem, como os relacionados a cartões de crédito ou ter o vidro do carro quebrado em estacionamento de shopping, a turma se organizou em pequenos grupos para elaborar o material. Foram produzidos vários modelos de cartilhas, com diferentes diagramações, mas todas com a mesma proposta: facilitar a vida do consumidor e fazê-lo conhecer os seus direitos.
“A partir do código buscamos ‘onde posso usar isso’? A partir de artigos sobre consumidor consciente produzimos casos práticos”, conta Camila…”
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que bom , mais uma para não consumidores, tenho uma do Procon, dos alunos da Unifra, de quando fiz uma queixa lá. Boas ideias multiplivadas