Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
ConsumidorEducaçãoUFSM

CONSUMIDOR. Uma cartilha simplesinha, mas bem eficiente, sai dos bancos do curso de Direito da UFSM

Leticia Jahnke e alunos que elaboraram as cartilhas pró-consumidor (foto Divulgação)
Leticia Jahnke e alunos que elaboraram as cartilhas pró-consumidor (foto Divulgação)

A ideia é fazer com que o trabalho feito em sala de aula, por uma disciplina específica, se transforme num projeto do próprio Curso de Direito da UFSM. E, assim, poderá circular num ambiente bem maior, exatamente o público a que se destina: o consumidor.

Trata-se da cartilha “Tira Dúvidas”, um trabalho conjunto realizado pela disciplina “Direito do Consumidor”, com a professor Letícia Thomasi Jahnke. Mas, e como tudo isso aconteceu? Vale conferir o material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. O texto é de Eduardo Molinar. Acompanhe:

Alunos elaboram cartilhas sobre direitos do consumidor

Uma disciplina teórica, aulas expositivas, e alunos não muito atentos ao conteúdo. Quem nunca passou por essa situação? Para evitar coisas desse tipo, a professora Letícia Thomasi Jahnke, da disciplina Direito do Consumidor, do curso de Direito da UFSM, resolveu modificar a estrutura da aula, avaliando seus alunos por meio de um mini projeto: uma cartilha tira-dúvidas sobre os direitos do consumidor.

O resultado foi excelente, pois os alunos realmente aderiram à ideia. Buscando usar uma linguagem simples, a criação das cartilhas ficou a cargo dos estudantes. O único pedido da professora Letícia foi que não ultrapassassem o limite de uma folha A4, para não se tornar uma leitura maçante.

“Pensamos em trazer dicas práticas do dia a dia, que as pessoas podem usar no comércio quando se depararem com cobranças abusivas”, conta a estudante Helena de Franceschi, do 5º semestre.

“Na nossa cartilha usamos frases chamativas que são usuais para que o consumidor se identifique de pronto com as frases, e leia a informação para conhecer seus direitos”, completa Camila Dossin, outra aluna envolvida no projeto.

Após uma pesquisa preliminar de problemas que geralmente ocorrem, como os relacionados a cartões de crédito ou ter o vidro do carro quebrado em estacionamento de shopping, a turma se organizou em pequenos grupos para elaborar o material. Foram produzidos vários modelos de cartilhas, com diferentes diagramações, mas todas com a mesma proposta: facilitar a vida do consumidor e fazê-lo conhecer os seus direitos.

“A partir do código buscamos ‘onde posso usar isso’? A partir de artigos sobre consumidor consciente produzimos casos práticos”, conta Camila…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. que bom , mais uma para não consumidores, tenho uma do Procon, dos alunos da Unifra, de quando fiz uma queixa lá. Boas ideias multiplivadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo