Arquivo

Especial (4). Uma história de dirigente e empreendedor. José De Nardin é o Empresário do Ano

Na festa desta quinta-feira, no Clube Recreativo Dores, em homenagem ao Dia do Comerciante, a Eny Comercio de Calçados  receberá o troféu destinado ao Destaque Comércio

 

 

Por Carla Suptiz (da assessoria da Cacism), especial para o sítio

 

 

Ainda menino José Roberto De Nardin começou a trabalhar no armazém da família, atendendo no balcão e fazendo as entregas de rancho para os clientes. O homem que comandou por dez anos os destinos da CACISM, mais tradicional entidade empresarial da região centro do Rio Grande do Sul, foi a escolha unânime da comissão organizadora formada por representantes das entidades promotoras.


Em março de 1959, convidado por seu tio Vicente Anselmo Denardin, José Roberto tornou-se sócio de uma das mais conhecidas indústrias de Santa Maria, a Corrieri Alimentos Ltda, que comemorou dia 15 de julho deste ano, seis décadas de fundação. Dessa história, o homenageado vivenciou cinquenta anos, tendo iniciado como balconista, passando pelo setor de escritório e o departamento comercial, sendo que nessa área acabou viajando por todo o Rio Grande do Sul, por locais e em uma época quando nem estradas existiam ainda. Com o crescimento e reestruturação da empresa, De Nardin assumiu a direção comercial da Corrieri, posição na qual consolidou a marca em todo o interior gaúcho, da fronteira à região metropolitana, além dos estados do Paraná e Santa Catarina, promovendo, também, parcerias com empresas dos países vizinhos, hoje exportando para o Uruguai.


Foi co-fundador da Metalúrgica Cofelma, que surgiu para suprir uma demanda da própria Corrieri e depois ganhou novos mercados, se consolidando no mercado regional.


Casado com a médica Nelci Leida De Nardin, pai da psicóloga Luciana, e avô da pequena Gabriella, José Roberto De Nardin segue os passos de seus pais, nunca deixando de atuar pessoalmente nos projetos sociais do Instituto Espírita Leocádio José Correia, tendo sido diretor voluntário do departamento de finanças por treze anos, apoiando na viabilização de ações como o tradicional sopão, a criação do posto de saúde e da biblioteca, entre outros.


Na presidência da CACISM esteve por SEIS GESTÕES – em 1992 e 1993, bem como nas gestões de 1996 a 1997, de 1998 a 1999, de 2004 a 2005 e de 2006 a 2007. Na condução da entidade procurou seguir os passos de líderes santa-marienses que sempre admirou e citou, como CIRILO COSTA BEBER, JOÃO TREVISAN.


A era Denardin na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços ficou marcada por uma ligação jamais vista com o núcleo do poder industrial e comercial gaúcho e nacional, através do fortalecimento das ações com o Sistema FIERGS/ CIERGS, CNI e FEDERASUL. Através dessas parcerias, nos anos 90 conseguiu concretizar, com outras entidades e lideranças, um antigo sonho da comunidade empresarial: a construção da Escola do SENAI em Santa Maria e também a sede do Centro de Apoio ao Trabalhador do SESI, ambos projetos voltados para a capacitação e promoção da qualidade de vida do trabalhador das indústrias locais.


Apoiou a instalação e início dos trabalhos do projeto CENTRO DE APOIO ANA TERRA. Também durante sua gestão na CACISM e apoiado pela FEDERASUL trouxe uma das primeiras unidades no interior do estado do então chamado BALCÃO SEBRAE, que foi instalado e funcionou durante anos, através de parceria, no edifício-sede da CACISM.


De Nardin desenvolveu diversas ações de integração da comunidade empresarial de Santa Maria e região com os países do MERCOSUL, promovendo MISSÕES DE INTERCÂMBIO aos países vizinhos e levando as empresas de Santa Maria e região para expor seus produtos em plena Calle Florida, coração econômico da Argentina, em Buenos Aires. Dessa ação, diversas indústrias santa-marienses iniciaram ou ampliaram suas exportações e parcerias produtivas com o país vizinho.
A promoção da economia local ficou marcada, entre outras, por campanhas como a “Década da Industrialização” e “Santa Maria: Shopping a céu aberto”.


Comandou as ações comemorativas dos cem anos da CACISM, que contaram com uma reunião especial de interiorização da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a presença de mais de 30 Deputados Estaduais discutindo as questões de Santa Maria e região, no Clube Recreativo Dores, além de Jantar festivo com o lançamento da histórica revista dos 100 anos. Ainda dentro das comemorações, patrocinou o espetáculo da re-inauguração do Theatro Treze de Maio, com peça de Tony Ramos.


Em sua gestão, a CACISM e demais entidades, promoveram uma grande campanha comunitária que resultou na conquista do primeiro carro de bombeiros com escada magirus em Santa Maria, doado por cidade da Alemanha e ainda hoje em uso. Promoveu o primeiro Encontro de Empresários da Península, com palestra do Pe. Lauro Trevisan.


Mobilizou debate, hoje opinião unânime, sobre a necessidade da UFSM abrir suas portas e ampliar os cursos noturnos oferecidos, permitindo que um maior número de trabalhadores pudesse se qualificar e maximizando o uso da infra-estrutura e capacidade técnica e de conhecimento da instituição.


Hoje José Roberto De Nardin integra a diretoria, como segundo Vice-Provedor, do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, um dos maiores e mais bem equipados do Rio Grande do Sul, que conta, entre outros, com um corpo clínico de 450 médicos, 1.015 colaboradores, atendendo mensalmente mais de 12.700 clientes internados em suas unidades, que possuem 310 leitos.


Outras entidades onde atuou e atua e cargos: Lions Clube Santa Maria Itararé, Conselho Universitário e Conselho de Curadores da UFSM (suplente), Conselho de Entidade do Bem Estar Social – CONEBESMA, Conselho do Avenida Tênis Clube, Conselho do Serviço Social da Indústria – SESI, Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC, Clube de Diretores de Empresas Industriais – CDEI, Vice Presidente Regional da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul – FEDERASUL (de 1992 a 2000), Conselheiro diretor da FUNDAE, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS, Coordenador do CAEI (Coordenadoria de Articulação com Entidades do Interior, de 1993 a 1996, Vice-presidente regional do CIERGS (Centro das Industrias do Estado do Rio Grande do Sul), de 1996 a 2002, Comissão Deliberativa do CEAPE ANA TERRA Santa Maria e Conselho Fiscal da instituição no RS, Presidente do Comitê Regional do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP, em 1997


Condecorações: Título de Membro Honorário da FAB (Força Aérea Brasileira), Aluno Emérito número 16, do Colégio Militar de Santa Maria, Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro) e Medalha da Ordem do Mérito Militar (Exército Brasileiro).

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo