EconomiaNegócios

ECONOMIA. Lotação esgotada para a maior festa do empresariado local. Cacism vai premiar os destaques

Os 340 lugares do Salão Ouro Preto estarão ocupados na noite desta terça-feira, na tradicional promoção da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Já na última quinta-feira, conforme informação da direção, os convites estavam integralmente reservados.

A maior e mais longeva das entidades empresariais da cidade, que completa 118 anos em 2015, está premiando os destaques empresariais.

Para saber quem são os distinguidos, e outros detalhes do evento, confira material distribuído pela assessoria de imprensa da Cacism. A seguir:

Como em 2014, evento da Cacism, presidida por Fernando Pacheco, lotará Salão Ouro Preto
Como em 2014, evento da Cacism, presidida por Fernando Pacheco, lotará o Ouro Preto

Jantar da CACISM reconhece talentos e comemora aniversário da entidade

A CACISM sempre caminhou junto com o setor empresarial em sua trajetória, pensando e lutando pelo crescimento da cidade. O Jantar dos Destaques CACISM ocorre anualmente, com o objetivo de valorizar os empreendedores, que colaboram para o desenvolvimento de Santa Maria. A ocasião também comemora o aniversário da CACISM, que neste ano completa 118 anos. O evento tem apoio do Sicredi e CVI.

Neste ano, os destaques são:

Destaque Comércio: Lojas Sibrama

Em 1956 o empreendedor Romano Fontana Carletto, nascido em Arroio Grande, distrito de Santa Maria, Fundou a “Loja Nylon”, na Rua Acampamento esq Tuiuti.

Em 1958 Romano inaugurou a filial da Rua Dr. Bozano. Nessa época já possuía outras duas lojas em Porto Alegre. O nome Sibrama, dado a segunda loja em Santa Maria, foi em função das empresas da capital, inicialmente, importarem e comercializarem máquinas de costura. SIBRAMA é a abreviatura de Sociedade Importadora Brasileira de Máquinas.

Em 1962, as irmãs, que trabalhavam com Romano, Brigida Carletto Moro e Elizena Carletto Flores, adquiriram as duas lojas de Santa Maria, Brigida ficou responsável pela loja da rua Dr Bozano e junto com seu filho Itaíde Moro administraram o estabelecimento por 40 anos, até 1998. Elizena Carletto Flores assumiu a loja da Rua Acampamento. 

A Sibrama especializou-se em moda feminina e masculina e hoje emprega 22 funcionárias na matriz e em duas filiais, na Policlínica Wilson Aita e na Dr. Bozano, agora Calçadão Salvador Isaia.

Destaque Indústria: Silenkar

A Silenkar foi fundada em 02/01/1977 em um prédio alugado com 200 m² e apenas um funcionário. No ano de 1991 a empresa mudou-se para o distrito industrial de Santa Maria, para uma nova área fabril de 800 m². Já em 1999 a empresa dá um grande passo, e conquista a certificação ISO 9002 pela DNV/IMETRO sendo a primeira empresa da região centro do estado, no setor metal mecânico a obter esta certificação. Esta conquista proporcionou no ano de 2000 que a Silenkar fornecesse sistemas de exaustão para o mercado OEM (Fabricante Original do Equipamento). Ainda no mesmo ano, a Silenkar programou seu planejamento estratégico e definiu sua política da qualidade.

Em 2010 a organização definiu atuar somente no mercado OEM, retirando-se do mercado agrícola e automotivo de reposição de sistemas de exaustão. A partir deste momento, a Silenkar projetou sua nova e moderna sede com 3000m², que ficou pronta no ano de 2013, ampliou sua carteira de clientes, passando de 5 montadoras agrícolas para as atuais 14 montadoras que vem sendo atendidas.

Destaque Serviços: Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a companhia aérea com o maior número de destinos servidos no país. A empresa detém uma frota de 140 aeronaves, mais de 10.000 funcionários, mais de 900 voos diários, aproximadamente 100 destinos servidos e um terço do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais.

Em 2015 foi eleita pela quinta vez consecutiva pela Skytrax World Airline Awards como “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul”. A Azul também recebeu em 2013 o prêmio de “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul”, concedido pela FlightStats, e foi reconhecida como empresa aérea mais pontual do Brasil em 2014, segundo os critérios da Infraero. Neste mesmo ano, a companhia foi reconhecida como melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation.

A Azul Linhas Aéreas iniciou as suas atividades em Santa Maria em 2013, com voos diários para vários locais. Hoje atua com dois voos diários, 12 conexões simples e mais de 50 conexões duplas. A ocupação das aeronaves é acima de 70% em Santa Maria.

Destaque empresário: Gilberto José Cremonese

Em Horizontina, no dia primeiro de Julho de 1952, nasce Gilberto Cremonese, o primeiro dos seis filhos de Arlindo João e Terezinha Maria Foletto Cremonese, oriundos da quarta colônia.

Começou a trabalhar ao quatorze anos como entregador de bebidas em Faxinal do Soturno. Foi auxiliar de obras e agricultor. Após serviço militar, exerceu a atividade de cobrador no ônibus da Expresso Faxinalense. Estudava no trajeto da linha e, após concurso, exerceu a função na área administrativa da Cooperativa Santo Isidoro LTDA, em Faxinal do Soturno e Restinga Seca. Enquanto agricultor, foi representante do Funrural-INSS, em Restinga Seca. Em abril de 1981, assume como funcionário Banco do Brasil, em Florianópolis e, em 1984, é transferido para Santa Maria.

O ano de 1988 foi de grande importância para a vida pessoal de Gilberto, pois casou-se com Adriana Rubenich, iniciando uma união que perdura até hoje e foi engrandecida com o nascimento de quatro filhas.

Desligou-se do Banco do Brasil em 1996, dando início às atividades de supermercadista numa área de 200m². Hoje possui 1000m² mais 600m² de depósito. No ano de 2002, adquire um terreno no bairro Dores. Curiosamente, esse era o terreno das instalações da Expresso Faxinalense, onde anos atrás, Cremonese fazia a limpeza e lavagem dos ônibus da linha. Em 2007, nesse mesmo local, é inaugurado o Supermercado Dores, administrado por suas filhas, lideradas pela primogênita Giana.

No ano de 2016 está previsto a abertura de um novo empreendimento, no Bairro Parque Pinheiro Machado, de aproximadamente 1000m². Cremonese é reconhecido pelo seu espírito empreendedor e capacidade de exercer liderança nos diversos projetos e atividades que exerce.

Dentre os muitos cargos ocupados, destacam-se:

– Presidência do Lions Club de Restinga Seca;

– Diretoria da AGAS desde 2003 como coordenador de cursos;

– Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria, durante 15 anos e, hoje, diretor financeiro da entidade;

– Diretor, sócio e fundador da Rede Super desde outubro de 1996;

– Conselheiro estadual do SESC desde 2003;

– Diretor da Fecogêneros – Federação do Comércio de Gêneros Alimentícios no ano de 2001 e após a fusão com a Fecomércio RS, integrou os seguintes cargos:

– Diretor Titular da Fecomércio;

– Vice-Presidente da Categoria do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul;

– Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município durante a primeira gestão de Valdeci Oliveira;

– Integrante do Fórum de Entidades Empresariais desde 1996;

– Vice-Presidente das Centrais de Negócios das Redes do Rio Grande do Sul – REDECEN.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo