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EM PRIMEIRA MÃO. Renner anuncia a ampliação da loja do centro já no segundo semestre: mais 582 m2

Tapumes indicam que obras já iniciaram. Expansão ocupará a antiga Empório Doméstico
Tapumes indicam que obras já iniciaram. Expansão ocupará a antiga Empório Doméstico

Por MARCOS FONSECA (com foto de Claudemir Pereira)

Mesmo em tempos de crise, crescer faz parte da estratégia de negócios. É isso que move as Lojas Renner a investir na expansão da marca no Coração do Rio Grande. Como divulgado com EXCLUSIVIDADE  por este site em 11 de agosto de 2014, a loja do Calçadão de Santa Maria ganhará mais espaço para oferta de produtos e comodidade aos clientes. As obras já começaram e, segundo a Renner, a inauguração está prevista para o segundo semestre deste ano.

A ampliação da loja de rua começou em março, a cargo do escritório de arquitetura Vera Zaffari, de Porto Alegre. Como é comum nesse tipo de empreendimento, a rede restringe algumas informações, entre elas o gasto total com a obra. Mas a reportagem obteve dados exclusivos sobre a expansão.

A loja atual da rede de departamentos gaúcha no Calçadão santa-mariense tem 4.036 metros quadrados. O prédio será ampliado em mais 582 metros quadrados, totalizando um crescimento físico de 14,4%.

Para conseguir mais espaço, o grupo varejista negociou a compra do prédio da antiga Empório Doméstico, localizada ao lado da loja de departamentos. Quem cruza pelo Calçadão já pode ver que a nova área está tapada por tapumes.

Ao final da obra, a Renner terá 4.618 metros quadrados de área construída. Segundo a rede de departamentos, trata-se de uma reforma total da loja de rua. A ampliação permitirá que unidade assuma um melhor leiaute, com a nova padronização do ponto de venda e o aumento da área de vendas. O novo espaço irá proporcionar “maior conforto e disponibilidade de produtos ao cliente”.

Atualmente, a Renner tem duas lojas em Santa Maria. Além do ponto no Calçadão, a rede mantém outra loja no Royal Plaza Shopping. Em outubro de 2016, há previsão de abertura de uma terceira unidade do grupo no futuro shopping Praça Nova Santa Maria, cujas obras estão em andamento.

Tempos de crise também significam oportunidade de crescimento

A ampliação de uma das duas lojas Renner de Santa Maria faz parte de um projeto de expansão da rede gaúcha no país. Presente de Norte a Sul do Brasil com 278 lojas, o grupo varejista é um dos maiores da América Latina. Em 2013, faturou R$ 5,7 bilhões.

A economista Fabiane Weiler, mestre em Integração Regional, explica que um cenário de crise econômica pode significar boa oportunidade para as empresas investirem em crescimento. Por mais paradoxo que pareça, uma crise nacional abre portas a novos empreendimentos porque é nesse momento que o governo costuma lançar políticas de incentivo a investimentos.

Fabiane destaca que os custos para as empresas tendem a diminuir. Por exemplo, os trabalhadores fazem menos pressão por aumento de salários. “Os empresários querem aumentar os lucros, com ou sem crise”, afirma. A economista ressalta, ainda, que o comércio não é o setor mais vulnerável do país neste momento, pois a crise atinge principalmente o setor industrial.

Entre os diferenciais da rede de departamentos, estão ações forte em marketing e a oferta de crediário sem juros.

A rede varejista

– A Lojas Renner foi fundada em 1922, em Porto Alegre. Atualmente tem mais de 350 operações, entre lojas da Renner e das bandeiras Camicado e YouCom. Está presente nas cinco regiões do país e  conta com mais de 17 mil funcionários.

– Em 2014, a marca foi considerada a 9ª mais valiosa no varejo da América Latina, a 3ª no setor de vestuário na América Latina, e 1ª no setor de vestuário no Brasil, segundo a consultoria internacional Interbrand.

– Em 2013, as 287 lojas da bandeira Renner no país faturaram R$ 5,7 bilhões.

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