Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quinta-feira, a mira dos partidos se volta para a eleição também ao Legislativo

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta-feira, 4 de junho, no jornal A Razão:

Plenário e tribuna da Câmara. Quem vai ocupá-los, em 2017? (foto Deivid Dutra/A Razão)
Plenário e tribuna da Câmara. Quem vai ocupá-los, em 2017? (foto Deivid Dutra/A Razão)

Câmara também é o alvo dos partidos

No inconsciente coletivo, a eleição para cargos majoritários sempre leva a preferência. Até mesmo a mídia (este colunista incluído) acaba por dar mais espaço, para ficar no próximo pleito, à disputa pela Prefeitura.

Mas os partidos sabem que, para garantir apoio ao prefeito eleito ou mesmo para uma oposição consistente, é necessário um grupo de vereadores minimamente capaz. Vai daí que, a cada pleito, lideranças são buscadas para garantir votos e bancada no parlamento. E é um processo que começa com bastante antecedência.

Assim é que, nesse preciso instante, não é improvável que um presidente de partido, aproveitando o feriado, esteja conversando com um homem ou mulher fora da política. Tudo tentando convencer, primeiro, a concorrer e, segundo, a iniciar a campanha. E já.

Sim, também isso: campanha para vereador não se faz de um dia para o outro. É preciso trabalhar. E muito. Portanto, se você vai concorrer, saia de casa. Agora.

DECISÕES PETISTAS

Sob bombardeio político e midiático, com grande conturbação interna, o PT faz, na próxima semana, talvez o congresso mais importante de seus 35 anos de história. Entre 11 e 13, quinta e sábado, em Salvador, centenas de militantes petistas vão definir os rumos próximos e nem tanto do partido preferido do eleitorado brasileiro nas últimas três eleições presidenciais.

DECISÕES PETISTAS (2)

A rigor, ninguém tem ideia do que se decidirá. Mas o fato é que a repercussão poderá ser imediata. Inclusive em Santa Maria. Como? Pelo realinhamento das correntes internas, que definirão os destinos partidários – com a movimentação de líderes para um ou outro grupo. A conferir!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo