LUNETA ELETRÔNICA. DP regional, Câmara só com acordo, contra o racismo, Economia Solidária, dança…
* Desde a tarde desta segunda, há um novo Delegado Regional de Polícia na cidade: assumiu Sandro Meinerz em lugar de Marcelo Arigony.
* Os dois, relembre-se, foram os coordenadores do inquérito da Kiss, o que não lhes garantiu exatamente popularidade junto ao poder público municipal. Mas foram bancados, um e outro, pelo secretário de Segurança, Wantuir Jacini, e pelo Chefe de Polícia, Guilherme Wondraceck.
* Ao ser empossado com um auditório da Unifra lotado, Meinerz anunciou o pedido formal para a criação, aqui, de uma Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa.
* Conforme nota publicada na versão online de A Razão, o novo Delegado justificou a solicitação, por conta do fato de nos últimos três anos ter havido um crescent aumento nas estatísticas de crimes contra a vida.
* Apenas uma MATÉRIA está apta a ser votada pelos deputados gaúchos, nas sessões desta semana, na Assembleia Legislativa.
* E é a inclusão de um evento no calendário oficial do Estado. Nada mais. Ah, ainda assim, para ser votada, precisa ser incluída na Ordem do Dia, a ser definida no final da manhã desta terça, em reunião do colégio de líderes partidários.
* Por sinal, em Santa Maria, na Câmara de Vereadores, há escassas chances de votação de algum projeto nesta terça.
* Segundo o Boletim Legislativo 28/2015, que traz a Ordem do Dia, afora moções e requerimentos, haverá apenas a primeira discussão (para votação na quinta-feira) do projeto da vereadora Deili Granvile, que institui a Semana da Saúde da Mulher.
* Como se sabe, é até possível (longe de ser a primeira vez em que isso aconteceria) acordo de líderes para inclusão de algum tema na pauta, de última hora.
* Só assim, por exemplo, para que seja votado imediatamente o veto do prefeito Cezar Schirmer a uma das emendas apostas pelos edis, ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Se nada mais acontecer, o que mais importante haverá serão os discursos na Tribuna.
*A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, tem uma série de atividades em Porto Alegre, nesta terça e quarta-feiras.
* Valdeci Oliveira, que coordena a Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e a Discriminação, acompanhará os compromissos da ministra. Nesta terça, às 4 da tarde, ela será recebida pelo vice-presidente do Parlamento gaúcho, Ronaldo Santini (PTB).
* Na sequência, Nilma assinará o acordo para implementação da Lei que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
* Na quarta, Valdeci também participará de café da manhã com a ministra. “Junto com lideranças dos movimentos sociais e do movimento negro, entregarei a ministra um relato das ações da Frente Parlamentar contra o Racismo e a Homofobia.”, disse.
* “Queremos fortalecer a parceria com o governo federal. É preciso ampliar cada vez mais o combate ao preconceito no Brasil e no Rio Grande”, concluiu Valdeci.
* Até a próxima sexta, dia 12, das 8 da manhã às 6 da tarde, na Rua 24 Horas e na Praça Saturnino de Brito, acontece o Feirão do Meio Ambiente, uma promoção do Projeto Esperança/Cooesperança e dos grupos associados à economia solidária.
* Estão disponíveis aos consumidores, entre outros, produtos da economia solidária, coloniais, caseiros, artesanato e da agroindústria familiar.
* Os cursos de Dança (bacharelado e licenciatura) da UFSM trazem para Santa Maria um dos maiores eventos de dança no país. O encontro nacional de pesquisadores em dança, tradicionalmente realizado na Bahia, terá sua 4ª edição realizada no campus da universidade.
* O evento acontece entre os dias 18 e 20 deste mês, como informa a Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade.
* As atividades têm como tema a formação em dança. São apresentações de trabalhos, comunicações orais, mostra artística, palestra e uma conferência internacional com Ramsay Burt. As inscrições para ouvintes estão abertas e podem ser feitas no sítio do evento: AQUI.
"Anunciou o pedido formal". Daqui a pouco estarão "anunciando a intenção de protocolar uma carta de intenções para formação de um comite para estudo da possibilidade de criação do que seja no Brasil".