AssembleiaSanta MariaSaúde

SAÚDE. Suspensão dos atendimentos pelo SUS, no Hospital Alcides Brum repercute na AL. Valdeci cobra

Valdeci: decisão creditada ao Governo
Valdeci: decisão creditada ao Governo

O Complexo Hospitalar Dr Astrogildo de Azevedo, que mantém os hospitais de Caridade e Alcides Brum, anunciou hoje a suspensão dos atendimentos (consultas e cirurgias) pelo Sistema Único de Saúde. Mais detalhes teremos adiante, mas o fato é que a instituição refere o final do contrato, acontecido em maio, sua disposição de mantê-lo e até ampliá-lo, com os mesmos valores, tendo recebido uma contraproposta em que os recursos seriam 40% menores aos que vigoravam e que, aliás, tem repasses atrasados.

O fato acabou repercutindo na Assembleia Legislativa. Na tarde de hoje, da tribuna, se manifestou o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Valdeci Oliveira. O relato chega através de sua assessoria de imprensa. O texto é de Tiago Machado, com foto da Agência de Notícias do Legislativo. A seguir:

Valdeci cobra Estado por suspensão de atendimentos no Alcides Brum

A suspensão dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Alcides Brum, anunciada oficialmente nesta terça (30), repercutiu no plenário da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) ocupou a tribuna do Parlamento gaúcho para criticar a falta de atitude do governo do Estado, que não renovou o contrato firmado com o Alcides Brum.

“Esse contrato, firmado na gestão anterior, tinha como centro garantir avanços históricos no atendimento de pacientes vítimas de câncer, entre outras doenças. Com isso, a cidade e a região vão fortalecer a prática da ambulancioterapia no Estado”, afirmou o deputado, que preside a Comissão de Saúde da Assembleia.

No pronunciamento, Valdeci também relatou a reunião que realizou com a Associação dos Laboratórios de Análises Clínicas de Santa Maria, na segunda (29). Conforme os prestadores de serviço, o pagamento referente a serviços realizados em abril sofreu um corte de 20%. E, segundo os donos de laboratórios, novos cortes estão previstos nos pagamentos. “Todos os setores da saúde pública estão sendo precarizados dia após dia pelo Executivo” , disse Valdeci.

Valdeci criticou ainda o governador José Ivo Sartori por não intervir no setor. “A marca dos seis primeiros meses do governo Sartori é o descaso com a saúde”, assinalou.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo