Sem qualquer divulgação prévia para a sociedade, ou mesmo o público interno na instituição, aconteceu na semana passada, mais exatamente na quinta-feira, dia 16, a primeira reunião da Comissão da Verdade da UFSM, instalada em 17 de junho. Foi na Sala dos Conselhos, no 9º andar do prédio da Administração Central, no campus de Camobi.
Mas, e o que foi decidido nesse primeiro (e silencioso) encontro? E que, segundo foi possível conferir, tinha como objetivo discutir as possibilidades de organização dos trabalhos da CV? Confira, a seguir, o que o editor apurou, junto a pelo menos duas fontes diferentes e que têm acesso a quem participou do encontro, deixando claro, desde já, que nada se decidiu conclusivamente:
1) Regimento: discutiu-se o documento que estabelecerá formas de organização interna, incluindo as atribuições de cada um, divisão de funções, além da forma e metodologia de trabalho;
2) Nome: debateu-se a possibilidade de dar um nome à Comissão, homenageando uma figura local histórica, ligada à UFSM, e que tenha sido perseguida pelo regime militar.
3) Evento: conversou-se sobre a realização de um ato, aberto à comunidade, com participação de membros da Comissão Nacional da Verdade e de CVs de outras universidades;
4) Infraestrutura. Discutiu-se sobre questões práticas para gararantir o funcionamento adequado da Comissão, para iniciar efetivamente seu trabalho. Isso incluiria a solicitação, à reitoria da UFSM, de, por exemplo, sala, computadores, material de expediente.
Por fim, os integrantes da CV da UFSM definiram, sem fixar a data, que a próxima reunião acontecerá em agosto, quando da retomada das atividades letivas na instituição. Nesse período, os pontos discutidos no encontro inicial serão trabalhados por cada integrantes, para ser debatidos e, quem sabe, encaminhados.
Ah, a Comissão deverá ter um presidente e um vice, além de secretário. Pelo menos. Mas isso só se saberá depois de elaborado o Regimento.
Enfim, parece que começou. Parece.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.