DestaquePolítica

BASTIDORES. Maio “Laranja”, projetos em votação nesta terça, falta d’água em Itaara, ida a D. Leomar

Presidente Admar Pozzobom realizou uma visita institucional ao arcebispo

Campanha “Maio Laranja” foi lançada na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores de Santa Maria (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O lançamento oficial do “Maio Laranja” – mês dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes – foi realizado na manhã desta segunda-feira (12), no plenário da Câmara Municipal de Santa Maria. A iniciativa é fruto da Lei Municipal 6791/2023, proposta pela vereadora Helen Cabral (PT), e insere Santa Maria no calendário de mobilizações nacionais em torno do tema.

“Precisamos romper o silêncio. O abuso sexual muitas vezes ocorre dentro dos lares, onde deveria haver segurança. Institucionalizar o Maio Laranja é um passo importante para garantir que o assunto seja enfrentado com seriedade e permanência”, disse Helen.

Durante todo o mês, estão previstas rodas de conversa, oficinas, palestras em escolas e campanhas digitais, com o objetivo de mobilizar a população, sensibilizar profissionais e ampliar o acesso à informação.

Além de Helen, também participaram da cerimônia o vereador Guilherme Badke (Republicanos); o secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Soares; a secretária de Educação, Gisele Baumer; a delegada Luiza Souza, da delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente; Salete Rubert, do Conselho Tutelar – Região oeste; Keila Mazzini, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica); a advogada Stela Azambuja, representando a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB; Janaina Procópio, do serviço Família Acolhedora e do Comitê de Escuta Especializada; Catia Viviane, assistente social e coordenadora do CRAS – região Oeste; Dalvana de Mello, Coordenadora de Promoção Social/SEST-SENAT/ Projeto Proteção; e Marta Helena Noal, representando o Espaço Nise Silveira da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, e Dom Leomar Brustolin, em reunião nesta segunda-feira,12 (Foto Divulgação)

Igreja

Na tarde desta segunda-feira (12), o presidente do Parlamento de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), realizou uma visita institucional ao arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin. O encontro ocorreu na sede da Mitra Arquidiocesana.

Durante a reunião, foram discutidas a necessidade de políticas públicas voltadas ao atendimento da população em situação de rua e a importância do envolvimento do poder público nessas ações.

Outro ponto abordado foi a necessidade de retenção da produção intelectual no município. Admar e Dom Leomar manifestaram preocupação com a chamada “exportação de talentos”, resultado da escassez de oportunidades para que os recém-formados pelas instituições de ensino superior de Santa Maria permaneçam na cidade.

Câmara Entrevista

A TV Câmara (canal aberto 18.2) iniciou a exibição de entrevistas com vereadores realizadas no programa Câmara Entrevista. A conversa com os parlamentares foi conduzida pela jornalista Camila Porto. Ao todo, 18 dos 21 vereadores aderiram à série, que abordou uma análise dos parlamentares desses primeiros meses da atual legislatura.

Os programas, com tempo médio de 30 minutos, ainda trataram de questões político-partidárias e as trajetórias pessoal e profissional dos vereadores.

Projetos

Dois projetos de lei estarão em votação na sessão ordinária desta terça (13), em Santa Maria. Um deles é o PL 9880/2025, de autoria de Adelar Vargas (MDB), que institui o Programa de Prevenção de Enchentes e Alagamentos. A matéria busca incentivar o conceito de “Cidade Esponja”, que busca absorver, capturar, armazenar, filtrar e aproveitar a água da chuva como mecanismo sustentável de redução de enchentes e alagamentos.

A outra proposta é o PL 9925/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a doar uma área de sua propriedade, no Parque Residencial Vitória, no Bairro Camobi, à Associação dos Municípios da Região Centro (AM/Centro) e ao Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (CI/Centro). Conforme a proposta, o imóvel a ser doado tem o valor de R$ 1.138.000,00 .

Itaara

A Corsan realizará uma limpeza de reservatórios que poderá ocasionar instabilidade na rede de água de três bairros de Itaara, nesta terça-feira (13). Conforme a empresa, moradores dos bairros Parque Serrano I e II e Vila Etelvina poderão ter oscilação de pressão na rede durante a manhã. O serviço será normalizado até o meio-dia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Projeto do edil Bolinha é outro amontado de letras mortas. Baseia-se no RJ e Floripa, capitais. Menciona Berlim, Copenhague e Nova Iorque. Pavimentos porosos onde não se resolve o problema dos buracos nas vias. Bueiros ecologicos onde as bocas de lobo gerlamente estão obstruidas. Tudo muito ‘verde’ e ‘ecologico’, numa cidade onde a coleta seletiva não foi disseminada. Sangas e corregos canalizados ou totalmente poluidos. Resumo da opera. Inócuo e eleitoreiro.

  2. ‘[…] resultado da escassez de oportunidades para que os recém-formados pelas instituições de ensino superior de Santa Maria permaneçam na cidade.’ Outra lenda urbana. Enquanto o mercado de trabalho não estava saturado pessoal da odonto, contabilidade, medicina e outros ficavam aqui. Alas, muitos saiam para se especializar e voltavam depois. Agrimec se não me engano foi fundada por um professor da UDSM. IDEMA, se não me confundo, foi fundada por tres professores. Alas, não conheço cidade que absorva toda mão de obra que qualifica. Alas, muitas profissões já contribuem para o contingente que trabalham como motorista de aplicativo. Resumo da opera. Não tem solução, é caracteristica e não defeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo