INTERVENÇÃO. Calamidade na saúde pública leva o Governo do Estado a “baixar” em Santa Maria e região
A decisão foi anunciada no início da noite desta terça-feira, em Porto Alegre e pegou meio mundo de surpresa, inclusive os gestores regionais da saúde pública, pelo Governo do Estado. O prefeito Cezar Schirmer foi o primeiro a ser avisado. O pessoal da secretaria estadual de Saúde virá no dia 22. E por aqui ficará, ao que tudo indica.
Todos os detalhes, inclusive as circunstâncias que provocaram a medida, foram apurados pelo repórter Fabrício Minussi, e estão disponíveis na versão online do jornal A Razão (que deve publicá-la, também, na sua edição empressa desta quarta-feira). Vale conferir, a seguir, com foto de Divulgação:
“Secretaria Estadual fará intervenção na saúde da Região…
…A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promoverá, a partir da próxima quarta-feira (22), uma intervenção na área administrada pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O pedido foi feito nesta terça-feira, pelos gestores municipais da saúde, presentes no primeiro dia do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de 2015, que acontece até esta quinta-feira (16), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.
O pedido foi acatado pelo secretário adjunto da SES, Francisco Paz. A confirmação da intervenção foi dada pelo coordenador dos secretários de saúde da região Centro do referido Conselho, Francisco Lima. A proposição teve o amparo de técnicos do Conselho Nacional de Saúde, presentes no evento na Capital Gaúcha, que segue até quinta-feira.
Segundo Lima, a decisão foi tomada devido à insistência dos gestores da “necessidade de rediscutir e reorganizar o modelo de atenção na saúde do Rio Grande do Sul (RS), a partir da área administrada pela 4ª CRS, onde existe uma vasta rede de serviços, instituições e atendimentos que precisa ser reestruturada”, afirmou Lima.
O coordenador Regional Adjunto da 4ª CRS, Moacir da Rosa, por telefone, confirmou a vinda dos técnicos da SES a Santa Maria na próxima quarta-feira, mas disse que a palavra “intervenção”, utilizada por Francisco Lima, é muito forte. “Pode ter havido uma falha de comunicação, mas o que interessa é que precisamos sair do discurso para a solução. Por isso, todos os secretários de saúde da região estão convocados para as diligências, que ocorrerão durante manhã e tarde, na sede da 4ª CRS”, explicou Moacir.
Ele lembra que a cidade vem num processo gradativo de perdas e que precisa retomar aquilo que conquistou ao longo do tempo, voltar a ser referência, de fato. “A SES está escutando os nossos lamentos e, por isso, virão a Santa Maria”, concluiu Moacir.
Schirmer já foi avisado
O prefeito Cezar Schirmer (PDB), que está em outra agenda em Porto Alegre, foi avisado, nesta terça-feira, pela secretária de Município da Saúde, Vânia Olivo, sobre a decisão do governo do estado de enviar técnicos para levantar e deliberar ações na área da saúde para o RS, a partir de Santa Maria. “Certamente vamos apresentar os números e os indicadores da saúde no que se fere ao atendimento pelo SUS e as complicações geradas pelo atraso nos repasses de recursos para programa estratégicos. Vamos abrir a realidade da saúde, que vai além da região Metropolitana. Queremos saber quantos leitos existem, onde eles estão, quantos santa-marienses dependem do atendimento SUS… E nas outras regiões, como estão os convênios?”, indagou o prefeito…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.
Se continuar assim a saude em Santa Maria, o prefeito e sua equipe irao para a historia como o pior dos governos que a cidade teve.
Improbidade na Kiss e omissao com a saude publica eh o fim dos tempos. Eh a morte!!!