Câmara de VereadoresCampoCidadaniaEconomiaEducaçãoEstadoPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Aécio reeleito, centro liberado, troco aos celetistas, Eros Grau, O Assunto é…, gripe…

* Convenção nacional do PSDB reelegeu, neste domingo, o senador Aécio Neves, ex-candidato a Presidente da República, como o seu presidente.

* Isso quer dizer que está tudo bem, no tucanato? Nananinanão! Além de discordâncias pontuais e localizadas (perguntem aos dirigentes do PSDB de Santa Maria, por exemplo), há uma profunda disputa visando 2018.

* A recandidatura de Aécio não é assim tão automática. O governador paulista Geraldo Alckmin tem pretensões claras. Corre por fora o eterno José Serra.

* Prevê-se, ainda, muitas bicadas até que se defina quem vai concorrer para tentar tirar o petismo do poder federal. Enquanto isso, os tucanos se dividem entre os carbonários de Aécio e os mais laites de Alckmin, com Fernando Henrique Cardoso fingindo que influencia.

* Então, está assim decidido: as ruas e calçadas do centro da cidade de Santa Maria está completamente liberado para a venda de qualquer coisa.

* Fiscalização, se existe, é pequena e apenas nos chamados dias úteis. Para quem esteve na região central na ensolarada manhã de sábado, as opções eram infinitas: o que comer, escutar, vestir ou até se embelezar, estava tudo lá. Para quem quisesse.

* O editor cometeu a estupidez de fotografar, em frente ao banco Itaú, uma camionete que vendia bolachas. Pra quê? Foi instado pelo “comerciante”.

* Claro que foi burrice, pois poderia até ser agredido sem qualquer constrangimento. Sorte (se é que dá para usar o termo) é que o cara era mais ou menos pacífico. Disse apenas, ao ser instado sobre se agrediria: “vontade não falta”. E se foi. O editor, prudente, apagou a foto.

* Estará na conta dos 6,8 mil funcionários públicos gaúchos celetistas o salário relativo a junho. É o que informa o governo do Estado.

* São os funcionários das Fundações, que, diferente dos demais servidores públicos da rede estadual, não estão no quadro geral. R$ 25,1 milhões são o total dessa folha adicional, paga no 5º dia útil seguinte ao trabalhado.

Eros Grau, santa-mariense que foi ministro do STF, estará aqui quinta (foto Reprodução)
Eros Grau, santa-mariense que foi ministro do STF, estará aqui quinta (foto Reprodução)

* Direito ou Justiça? Lex ou Jus? Esse é o tema para PALESTRA , aberta ao público, do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, o santa-mariense Eros Grau.

* O evento, que faz parte de um ciclo com personalidades, organizado pelo Gabinete do Reitor da UFSM, será nestta quinta-feira, a partir das 7 da noite, no auditório do CCSH, na Antiga Reitoria (Floriano Peixoto).

* Nesta segunda, a partir das 2 e meia da tarde, no Auditório Flávio Schneider, no campus, acontece audiência pública para discutir rotulagem de alimentos trangêncios e agrotóxicos.

* A Câmara dos Deputados aprovou em abril projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade de rotulagem para produtos transgênicos. Se aprovado no Senado, permitirá que empresas que usam organismos geneticamente modificados não coloquem o símbolo nas embalagens.

* Vários grupos da sociedade civil se reuniram e propuseram junto à Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, uma audiência pública para debater o assunto.

* “Liderança focada em resultados”. Esse é o tema de mais uma edição do ciclo “O Assunto é…”, promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Será na próxima quinta, a partir das 7 da noite, no auditório da entidade, na Venancio Aires.

* O palestrante do evento é o consultor Bruno Krug,  graduado em Administração de Empresas e cursando MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

* Krug, que tem mais de 25 anos de experiência e já fez mais de 2 mil palestras sobre o tema. Ah, quem quiser participar deve confirmar pelo e-mail assessoria@cacism.com.br ou pelo fone (55) 3222-7600. Para os associados da Cacism, o evento é gratuito.

* “Ferramentas de Controle Social”. Esse é o tema de palestra promovida pelo Observatório Social de Santa Maria, nesta terça, das 7 às 9 da noite.

* Será no Espaço Contábil (Alameda Santiago do Chile, 115) e vão palestrar o chefe da Regional da Controladoria Geral da União de Porto Alegre, Cláudio Moacir Marques Correa, e do coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção da CGU, Ivan Jadovski.

* A Prefeitura, via Secretaria da Saúde divulgou, na sexta-feira, dados parciais sobre a campanha de vacinação contra a gripe, entre 27 de abril e 3 de julho.

* De acordo com o relatório da Superintendência de Vigilância Epidemiológica foram 75.707 pessoas (grupos prioritários, comorbidades e sem comorbidades – dados parciais). Para saber os números por grupo específico, basta clicar AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Esse Eros Grau não merece meu respeito depois do papelão que fez ao relatar o processo de revisão da lei da anistia, anistiando os torturadores.

  2. Vi uma cena da convenção na tv. Marchezan batendo palmas ao lado de Aécio. Não pareciam muito preocupados com os depenados de SM.
    Eros Grau saiu daqui com 5 ou 6 anos. Chico Pinheiro, o jornalista, nasceu aqui também mas foi embora no outro dia. Falar que ele é da terrinha é meio forçar a barra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo