* Finda a sessão desta terça, a Câmara de Vereadores entrou no recesso de inverno. Inclusive, por conta dos prejuízos causados pelo incidente do final de semana, os 21 gabinetes estarão fechados.
* A providência vai durar até que seja realizado o conserto do telhado do Palacete da Vale Machado e a revisão de todos os equipamentos eletrônicos localizados no interior das salas, informa a assessoria de imprensa do Legislativo.
* Os setores administrativos, que não foram prejudicados pelo alagamento da madrugada da última segunda-feira, funcionam das 7 e meia à 1 e meia da tarde.
* O recesso vai até o dia 31 de julho, uma sexta-feira. E a primeira sessão ordinária do próximo semestre está marcada para a terça-feira seguinte, 4 de agosto, às 3 da tarde. Imagina-se que já no recuperado plenário do Palacete.
* Seguindo o cronograma fixado por sua direção, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM realiza assembleias nos três campi da instituição, entre esta quarta e quinta-feiras.
* Na quarta, de manhã, o encontro é com os docentes de Palmeira das Missões. À tarde, a assembleia ocorre em Frederico Westphalen. Na quinta, a reunião será em Cachoeira do Sul, na parte da tarde. Nos três encontros, o tema é o mesmo: a adesão ou não à greve nacional da categoria.
* Relembrando, na primeira assembleia, que reuniu os docentes do campus de Camobi, em Santa Maria, a greve foi rejeitada por 100 votos contra 36, sem abstenções.
* O Conselho Regional de Desenvolvimento do Centro do Estado (Corede Central) está convidando, através de seu presidente, professor Silon Procath da Silva, os integrantes e toda a comunidade regional para a audiência pública da Consulta Popular 2015/2016.
* O encontro acontece no dia 20, segunda-feira, às 2 da tarde, no auditório do Colégio Politécnico da UFSM, no campus de Camobi.
* O governador José Ivo Sartori decidiu manter o processo de consulta à comunidade, ainda que com recursos bem inferiores aos de anos passados. Em 2014, por exemplo, estavam disponíveis R$ 200 milhões. Esse valor foi agora reduzido para R$ 60 milhões.
* A Editora UFSM lança no próximo mês (em data ainda não divulgada) um livro (imagem ao lado) em homenagem ao economista e professor Luiz Carlos Bresser-Pereira.
* Bresser-Preira é advogado, administrador, economista e cientista politico. Aliás, muito respeitado, não apenas no meio acadêmico. Foi ministro da Fazenda no governo de José Sarney e da Ciência e Tecnologia durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso.
* “A Teoria Econômica na Obra de Bresser-Prereira” conta com os principais economistas do país discutindo as obras do homenageado e sua contribuição para a economia brasileira.
* Está em exposição no anexo do Museu de Arte de Santa Maria (Presidente Vargas, 1440) a mostra “Do Fogo à Forma”. São esculturas do acervo do MASM, criadas por diversos artistas, com técnicas distintas e que se utilizam de diferentes ligas metálicas, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura.
* A mostra, que vai até o dia 31 de julho, pode ser visitada pelos interessados, de segunda a sexta-feiras, entre 8 da manhã e 4 da tarde.
* Segundo os curadores – Marcio Flores, Marcos Souto e Douglas Dorneles – “Do Fogo à Forma” busca trazer ao público a ideia sobre a relação do homem com o fogo e o metal onde o público é convidado a apreciar as obras que “através do fogo tomaram formas escultóricas”.
Bresser-Pereira é um dos próceres do novo desenvolvimentismo. Critica o governo porque aplicou o velho. Autor do famoso plano a que dá nome. Mudou o rendimento da poupança com repercussões jurídicas amplas, aumentou impostos, adiou obras e acabou com o gatilho salarial. Renunciou e entregou a bucha para Maílson da Nobrega. Se tivesse coluna na Veja, o editor diria que ele era um péssimo economista, mas como é para-estatal, sai um post destes.
Principais economistas do Brasil ! qual eh o critério? Já ouviu falar em Aloísio Araújo , josé alexandre cheikman, luis Araújo e tantos outros professores e pesquisadores com artigos nos principais journals do Mundo ?
Já ouviu falar em Marílda sotomayor ? Essa mania de grandeza sem conhecer as coisas!